Em 2019 as redes Wi-Fi vão ser melhores do que nunca

O Wi-Fi é sem dúvida uma das formas mais simples de se aceder à Internet. Não é necessário lidar-se com fios e a configuração é relativamente simples na maioria dos dispositivos. No entanto, a internet Wi-Fi está longe de ser perfeita, apesar de atualmente já disponibilizar velocidades mais rápidas e melhor segurança. No entanto, em 2019, tudo vai ficar ainda melhor graças a um hardware que vai garantir mais segurança e desempenho.

É que hoje a Wi-Fi Alliance anunciou um novo padrão de segurança, o WPA3, que vai estar disponível nas redes Wi-Fi pessoais e empresariais em breve.

Para obter o WPA3, vai necessitar de hardware compatível com esta tecnologia a começar pelo router Wi-Fi em casa ou no escritório. Para além disso o portátil, smartphone ou o tablet também têm de ser compatíveis com esta tecnologia. Importa salientar que os dispositivos atuais suportam o padrão WPA2 anunciado em 2004.

O WPA3 vai proteger os utilizadores contra ataques de uma forma mais eficaz que o  WPA2. Como o site The Verge explica, o novo padrão traz melhores proteções contra ataques off-line e de adivinhação de palavra-passe. Se um utilizador mal intencionado capturar grandes parte dos seus dados Wi-Fi e tentar, posteriormente, introduzi-los num sistema com WPA3 esses dados serão inúteis e na prática apenas vai ser possível introduzi-los uma vez.

As novas redes WPA3 também vão impedir que os invasores comprometam os dados mais antigos com a ajuda de um novo ataque. Se um criminoso quiser deitar a mão aos dados que troca por Wi-Fi e conseguir descobrir a palavra-passe, não vai conseguir obter nada.

Por fim, importa destacar uma funcionalidade denominada Easy Connect que permite ligar os gadgets e dispositivos da internet das coisas às redes Wi-Fi, mesmo que não possuam botões ou ecrãs. Uma simples digitalização de um código QR encontrado num produto compatível será suficiente.

Ao nível da velocidade, a próxima geração de dispositivos Wi-Fi também vai suportar velocidades de acesso à Internet mais rápidas, graças ao novo padrão 802.11ax que está a ser implementado nos novos produtos.

A Wi-Fi Alliance espera que o lançamento do WPA3 acompanhe o standard 802.11ax no próximo ano.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!