A Samsung Display tem conseguido coisas incríveis no campo dos ecrãs. Entre os conceitos mais interessantes da Samsung está uma coisa chamada ecrã extensível. Esta semana, na conferência IMID 2024, a Samsung demonstrou o seu ecrã extensível de última geração, que parece estar muito mais avançado desde que surgiu pela primeira vez em 2017.
Vídeo impressionante mostra o novo ecrã extensível da Samsung!
O ecrã extensível da Samsung baseia-se na tecnologia micro LED e tem uma caraterística de alongamento de 25%. Por outras palavras, este incrível ecrã micro LED pode ser esticado até 1,25 vezes ou torcido como uma borracha, e voltará à sua forma original. Veja a demonstração abaixo.
Como se pode ver no vídeo da Samsung, a empresa demonstrou esta tecnologia transformando o ecrã extensível (aproximadamente) na forma da ilha de Jeju, onde se realiza a IMID 2024.
A demonstração é semelhante ao que que se tinha visto em 2017. No entanto, nessa altura, a Samsung baseou o seu ecrã extensível na tecnologia de ecrã Dynamic AMOLED em vez de micro LED.
Aplicações limitadas e um longo caminho a percorrer
O novo ecrã micro LED extensível parece mais nítido do que as gerações anteriores. A Samsung afirma que tem a resolução mais elevada em comparação com todos os outros ecrãs extensíveis.
Mais especificamente, este painel micro LED quase mágico tem uma densidade de pixéis de 120PPI (pixéis por polegada). Isto pode não parecer muito impressionante em comparação com os ecrãs móveis comerciais. O Galaxy S24+ tem mais de 510PPI e até bate o modelo Ultra.
No entanto, o micro LED extensível e isso faz toda a diferença. Para além disso 120ppi é suficiente para alguns monitores e televisores.
Deixando de lado o fator da originalidade, devemos ter em mente que a Samsung Display tem vindo a trabalhar nesta tecnologia há muitos anos, e ainda não vimos uma aplicação prática da mesma. A empresa chama a este micro LED extensível “um ecrã da próxima geração”, mas isso pode estar a exagerar um pouco a verdade.
Não existe pressa no lançamento
Uma das razões pelas quais os ecrãs extensíveis ainda não se tornaram populares pode ser o facto de serem demasiado frágeis para produtos comerciais. Outra razão pode ser o facto de a tecnologia ser provavelmente muito cara. E, por último, por muito impressionante que seja a tecnologia, é muito difícil pensar em aplicações úteis para o consumidor que justifiquem os custos.