Drivers NVIDIA GeForce 500 já trazem suporte a novas placas

A NVIDIA já esqueceu a sua série de drivers GeForce 400, para começar a apostar nas novas “series 500”. Desta forma, tivemos de dizer adeus ao suporte às antigas placas gráficas Kepler (GTX 600/700) que por sua vez chegaram ao mercado no muito distante ano de 2012.

Mas como quando se fecha uma porta, normalmente se abre uma janela, temos agora alguns indícios de que a NVIDIA já se prepara para o lançamento de uma nova geração de componentes. Bem mais cedo do que o esperado!

Afinal de contas, as primeiras drivers GeForce 510.06 já trazem suporte a ‘brinquedos novos’.

Drivers NVIDIA GeForce 500 já trazem suporte a novas placas

nvidia, Nvidia Problemas

Portanto, a primeira drivers NVIDIA 500 é a versão 510.06 para “Windows Subsystem for Linux”, que entretanto, já está a ser distribuída aos utilizadores dentro do Windows 11 Insiders. Ou seja, não são drivers pensadas para os consumidores ‘gerais’, mas que claro está, já trazem algumas novidades prometidas pela NVIDIA.

(A primeira driver NVIDIA Series 500 oficial apenas deve chegar ao mercado no fim do ano.)

Curiosamente, apesar da remoção do suporte aos GPUs Kepler, StefanG3D foi capaz de encontrar algumas funções ainda ativas no modo kernel, o que poderá ser suficiente para continuar a ter algum tipo de compatibilidade com as velhas placas gráficas. Com alguns truques, claro.

Além disto, também é possível encontrar dois novos compiladores na forma dos “nvcompilernext64.dll” e “nvcompilernext32.dll”. O que significa o ‘next’? Ainda é cedo para saber, mas aparentemente, são compiladores desenhados para a nova geração de placas gráficas da NVIDIA. E aqui não estamos a falar das alegadas RTX 30 Super, que não são mais que uma pequena melhoria arquitetural e melhoria das frequências relativamente à atual geração de placas. Estamos mesmo a falar da arquitetura Ada Lovelace, que entretanto vai dar vida às novas RTX 40. Este suporte imediato até faz algum sentido! Visto que a NVIDIA está a preparar tudo para antecipar o lançamento das suas novas placas. Para quê? Bem, de forma a não deixar a Intel e AMD à vontade no mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava à espera de uma aposta tão repentina da NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados