Muitas pessoas recorrem ao ibuprofeno quando têm uma dor de cabeça, dores nas articulações ou febre. O ibuprofeno, o ingrediente ativo em marcas como o Brufen, funciona bloqueando a enzima necessária para produzir substâncias que desencadeiam a dor, a febre e a inflamação. Um comprimido ou cápsula de ibuprofeno de venda livre tem 200 miligramas do medicamento ou 400. Mas também há de 600 com receita médica. E ainda há quem adicione um segundo comprimido se os sintomas não forem aliviados. Mas atenção porque ultrapassar uma determinada dose de ibuprofeno pode ser muito perigoso!
Ultrapassar esta dose de ibuprofeno pode ser muito perigoso!
A verdade é que se por algum motivo, digamos que por desespero, tomar mais de 800 miligramas de ibuprofeno de uma vez, a não ser que seja indicado pelo seu médico, pode ter problemas. Não só a toma de mais do que a dose recomendada de ibuprofeno pode aumentar o risco de efeitos secundários, como também pode causar convulsões, tensão arterial baixa ou coma.
Doses elevadas podem ser tóxicas
O ibuprofeno pode ajudá-lo a gerir dores ocasionais, mas é melhor tomar a dose mais baixa necessária para evitar efeitos secundários e potenciais complicações. Estudos recentes revelam que 11% das pessoas que tomam ibuprofeno excedem o limite diário para a sua condição. Dito isto, grandes doses de ibuprofeno podem ser tóxicas. A toxicidade do ibuprofeno pode levar a úlceras estomacais, danos no fÃgado, insuficiência renal aguda ou baixa contagem de plaquetas.
E acredite ou não, pode ter uma overdose de ibuprofeno. Um artigo de 2023 no Drug and Therapeutics Bulletin destacou o caso de um homem de 17 anos que sofreu de acidose láctica grave e falência múltipla de órgãos depois de tomar demasiado ibuprofeno. Uma mulher de 22 anos quase morreu depois de tomar 650 comprimidos de ibuprofeno, de acordo com um artigo de 2023 no Chest Journal.
Evitar tomar durante mais tempo do que o necessário
Quer esteja a tomar um ibuprofeno de venda livre ou com receita médica, tomar ibuprofeno diariamente durante muito tempo aumenta o risco de ataque cardÃaco e AVC. De acordo com um artigo de 2005 tomar ibuprofeno durante mais de um ano aumenta ligeiramente o risco de ataque cardÃaco.
Também está em risco se tomar ibuprofeno depois de uma cirurgia cardÃaca ou de um ataque cardÃaco. Entretanto pode igualmente aumentar o risco de edema e insuficiência cardÃaca e pode agravar a tensão arterial elevada.
Para além disso outros estudos mostram que não é aconselhável tomar a dose máxima de ibuprofeno durante mais de 30 dias, a menos que tenha uma doença crónica como a artrite. No entanto, o Serviço Nacional de Saúde sugere que consulte o seu médico se precisar de tomar todos os dias durante mais de 10 dias.