Estas são as coisas que nunca deve dizer a um mecânico!

Provavelmente consegue pensar em algumas coisas que um mecânico pode dizer para o irritar. Mas e o contrário? É que algumas coisas que poderá dizer podem sair-lhe muito caro. Assim e para não ter surpresas estas são as coisas que nunca deve dizer a um mecânico!

Estas são as coisas que nunca deve dizer a um mecânico!

Tentei arranjar o carro sozinho

Se tiver conhecimentos limitados de mecânica, tentar arranjar o seu próprio carro pode fazer mais mal do que bem. As tarefas básicas de manutenção podem ser efetuadas na sua garagem, mas os trabalhos mais complexos devem ser deixados para os profissionais.

spray para arrancar o carro
A male mechanic with a can spray gasoline into the intake manifold to start the car during engine breakdown of the ignition and fuel supply system in a vehicle repair workshop. Auto service industry.

Os automóveis são máquinas incrivelmente complexas, e são necessários anos de formação e experiência para compreender plenamente o seu funcionamento e o que é necessário para os reparar.

Eu próprio comprei todas as peças

É fácil comprar peças de substituição na Internet, mas deve ter cuidado com a qualidade. A última coisa que quer fazer é colocar peças frágeis ou mal feitas que se vão avariar de novo num instante.

encontrar a porta OBD-II, dizer a um mecânico
Using a car scan tool for repair diagnostics and check engine

Alguns mecânicos podem concordar em montar peças compradas pelos condutores se forem de qualidade OEM, mas o trabalho geralmente não é garantido. A maioria dos mecânicos prefere ser eles próprios a escolher os componentes. Vale a pena perguntar (educadamente) antes de avançar com a reserva.

Eu sei qual é o problema, arranje apenas o que eu lhe disser

Embora possa ter uma ideia do que se passa com o seu carro, é melhor não dar instruções a um mecânico sobre o que deve ser reparado. A verdade é que provavelmente não sabe ao certo, por isso não deve tentar dizer a um especialista.

As pessoas parecem pensar que os mecânicos estão a tentar enganá-las ao encontrarem novos problemas, mas a verdade é que eles estão mesmo lá e precisam de ser resolvidos.

Pode baixar o preço?

As reparações de automóveis podem ser dispendiosas, o que o pode tentar a regatear para obter um preço melhor. No entanto, quando recebe um orçamento de uma oficina, deve respeitar a sua posição. Em vez de pedir que alterem o orçamento, pode pedir orçamentos noutros lados para ver se uma oficina diferente oferece um preço melhor.

Many different car dashboard lights with warning lamps illuminated. Light symbol that pops up on dashboard when something goes wrong with the engine.

Não há mal nenhum em andar às voltas, mas também é importante ser respeitador – algumas reparações são muito caras porque são complexas e demoradas, e é assim que as coisas são.

O que me interessa é o preço

O preço é importante, mas não é tudo. A reputação e as críticas de uma oficina também são importantes – afinal, uma reparação duvidosa pode ser barata, mas provavelmente não vai durar e pode pô-lo em perigo.

Li na Google ou vi no Youtube a solução

A Internet é uma ferramenta valiosa para a investigação e deve tirar partido dela para aumentar os seus conhecimentos. Não há nada de errado em ler sobre o seu carro.

barulho nos travões

No entanto, os problemas dos automóveis podem muitas vezes ser difíceis de diagnosticar e muitos têm sintomas semelhantes, tornando quase impossível saber o que está errado sem investigar debaixo do capot.

Se acha que sabe o que está errado com base num vídeo que viu, mas um mecânico lhe diz que é outra coisa, deve confiar no mecânico em vez de confiar no YouTube.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados