Cinco coisas que tem de fazer para o disco externo não avariar

Se alguma vez teve uma falha num disco rígido, sabe que não é uma boa sensação. De facto, armazenam todos os nossos dados e ficheiros mais preciosos, pelo que é do nosso interesse mantê-los a funcionar bem. Por vezes, não há forma de evitar que as unidades de disco rígido falhem, mas pode fazer algumas coisas para prolongar a vida útil da sua unidade de disco rígido, prolongando o inevitável. Assim há cinco coisas que pode fazer para o seu disco externo não avariar.

Cinco coisas que tem de fazer para o disco externo não avariar

É difícil determinar a duração de uma unidade de disco rígido. Algumas duram de facto muito tempo; outras podem deixar de funcionar em poucos anos. Seja como for cerca de seis anos costuma ser a duração média, embora isto possa variar muito.

No caso do seu disco externo, há várias formas de manusear e utilizar o seu equipamento para o fazer durar mais tempo. No entanto, nenhuma delas substitui a cópia de segurança dos seus dados importantes numa unidade externa, uma vez que qualquer disco rígido pode falhar. Além disso, se está à procura de um disco rígido externo, há algumas coisas que deve saber ao comprar uma unidade de cópia de segurança.

Evite que ele esteja sempre ligado

A melhor coisa que pode fazer para prolongar a vida útil do seu disco rígido externo é utilizá-lo com pouca frequência. Desligue e retire a ficha do seu disco rígido externo quando não estiver a ser utilizado.

disco, hdd

Sempre que precisar de aceder a ficheiros, ligue a unidade e copie os ficheiros para o disco rígido principal do seu PC. (Isto funciona melhor para ficheiros multimédia e pode ser impraticável para ficheiros de trabalho.) Desta forma, o seu disco rígido externo é alimentado por eletricidade com menos frequência, o que fará com que dure mais tempo.

Tem outras opções para fazer cópias de segurança dos seus dados se não estiver muito interessado em utilizar o disco rígido externo desta forma. E, se quiser copiar todo o seu disco rígido, precisará de um software de clonagem de disco.

Não deixe que fique demasiado quente

Quando uma unidade de disco está a girar, gera calor. O calor danifica os componentes eletrónicos. O funcionamento a altas temperaturas durante longos períodos de tempo pode reduzir seriamente a vida útil da sua unidade, causando danos permanentes nos elementos da unidade. Se notar que a unidade está a ficar demasiado quente durante o funcionamento, desligue-a e deixe-a arrefecer antes de a voltar a utilizar.

Guarde corretamente o seu HDD externo

A humidade e a eletrónica não se misturam. Não é fácil recuperar dados de uma unidade que falhou. Um erro que muitas pessoas cometem está relacionado com o local e a forma como guardam os seus discos rígidos quando não os estão a utilizar. A humidade pode afetar o funcionamento das suas unidades, pelo que é melhor guardar as suas unidades externas num local fresco e bem arejado.

Não o utilize em condições extremas

Já mencionámos a forma como o calor e a humidade podem danificar um disco em funcionamento. É melhor não utilizar o seu HDD externo em condições extremamente quentes e húmidas. Se o ar estiver cheio de humidade ou se o tempo estiver a subir o termómetro, utilize o seu disco rígido externo um pouco ou não o utilize de todo.

Tenha cuidado

Quando estiver a utilizar o disco rígido externo, certifique-se de que não o trata de forma brusca. Deixar cair um disco rígido pode danificar os mecanismos internos e torná-lo inoperacional. Seja delicado ao manusear o seu disco rígido externo para tirar o máximo partido dele durante o máximo de tempo possível. Entretanto tenha cuidado para não o colocar na ponta da secretária, especialmente estando a funcionar. Pode cair ao chão e já era!

A duração exata dependerá da frequência com que liga o disco rígido, da forma como o trata e de uma eventual falha aleatória, mas pode esperar obter mais de dez anos, possivelmente até mais de 15 anos, de serviço de um disco rígido externo fiel.

Agora já sabe o que pode fazer para o seu disco externo não avariar.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também