Vêm aí dias quentes por isso pare de fazer isto em casa!

Vêm aí dias quentes e como tal vai recorrer a todos os métodos possíveis para manter a sua casa fresca. Desde aprender a arrefecer uma divisão até pensar em como dormir melhor numa onda de calor, há todo o tipo de técnicas para manter as coisas frescas. Mas, se calhar ainda não pensou que há coisas que deixam a sua casa quente! Assim e uma vez que vêm aí dias quentes com o próximo fim-de-semana a chegar aos 34 graus para de fazer isto em casa!

Vêm aí dias quentes por isso pare de fazer isto em casa!

Certos objetos podem libertar muito calor durante a sua utilização. Alguns sem que o saiba. Assim, embora possa fazer todos os esforços para arrefecer o espaço, pode estar a comportar-se de forma contraproducente.

Forno e fogão

Pode parecer óbvio, mas o seu forno e fogão geram muito calor durante a utilização. Embora as refeições quentes possam ser tentadoras, estes métodos de cozedura aumentam a temperatura da sua cozinha e, consequentemente, da sua casa. Basta abrir a porta do forno para libertar uma grande parte desse calor residual no seu espaço. E, a não ser que tenha a sorte de possuir um fogão de indução, os fogões emitem muito calor à medida que a superfície atinge e mantém a sua temperatura.

É melhor usar pequenos aparelhos sempre que possível. Estes geram menos calor durante a utilização. Por exemplo, uma das melhores fritadeiras de ar liberta um mínimo de calor quando comparada com um forno. Caso contrário, prepare as suas refeições com antecedência e utilize o micro-ondas. Este só aquece diretamente os alimentos, pelo que não tem de se preocupar com o calor residual. Claro que pode sempre comer refeições e saladas refrigeradas – assim não há calor envolvido.

Portáteis e computadores

Os computadores portáteis e de secretária ventilam naturalmente o ar quente enquanto tentam arrefecer os componentes internos. Assim não é de admirar que as ventoinhas funcionem a horas extraordinárias no verão, quando as condições externas não o ajudam. Como consequência, os computadores portáteis e de secretária podem produzir muito calor; alguns podem ser o equivalente a um pequeno aquecedor portátil. No entanto, não se compara aos melhores aquecedores de ambiente.

Certifique-se de que o seu computador está colocado de forma a poder manter-se fresco facilmente. Por exemplo, coloque um computador portátil apenas numa superfície dura e plana. Por outro lado um computador de secretária deve ser sempre colocado numa mesa – especialmente porque estes normalmente aquecem mais do que um computador portátil. Dê ao seu computador a melhor circulação de ar possível, mantendo-o também limpo. Remova o pó residual do teclado e do ecrã e mantenha o espaço de trabalho à sua volta limpo e aberto. Desta forma, o seu computador não sobreaquecerá tão rapidamente nem a ventoinha funcionará com tanta intensidade. Embora um computador seja muitas vezes necessário para o trabalho, tente reduzir a sua utilização nos tempos livres para reduzir ao mínimo a produção de calor.

Regras semelhantes aplicam-se também às consolas de jogos. Aprenda a limpá-la e faça-o sempre que necessário para manter a sua temperatura interna sob controlo.

Filtro de ar condicionado

Quando o seu ar condicionado está a funcionar, assumimos que as nossas necessidades de ar frio estão resolvidas para sempre, mas a manutenção não fica por aqui. Os filtros de ar condicionado ficam sujos e entupidos com a utilização regular. Tal como acontece com os melhores purificadores de ar, estes filtros apanham todo o tipo de poluentes transportados pelo ar, incluindo pó e detritos, pelo que precisam de ser limpos ou substituídos regularmente.

ar condicionado poupar luz, dias quentes
White air conditioning and a stream of fresh cold air on a background of a gray wall. The concept of heat, cool air, cooling, freshness

Se não o fizer, a sua unidade de AC irá sobrecarregar-se para arrefecer a sua casa e perder a sua eficiência no processo. Assim, não arrefecerá tão bem quanto poderia e, consequentemente, a sua casa ficará mais quente. Se não for resolvido, isto também pode levar a componentes danificados e reparações dispendiosas, pelo que é necessário monitorizar a vida útil do seu filtro AC. Substitua ou limpe os filtros do seu ar condicionado com a frequência recomendada para o manter a funcionar de forma eficiente – geralmente, a cada 1-3 meses.

Banho ou duche quente

Um duche quente ou um banho de vapor pode realmente ajudá-lo a relaxar. Mas, como não é de estranhar, também podem aumentar a temperatura do ambiente circundante. Tente baixar a temperatura do seu banho ou duche para manter as coisas mais frescas quando sair. Até a utilização de uma temperatura morna, em vez de quente, pode ter os seus benefícios.

Seja qual for a temperatura, lembre-se de que terá de expelir o excesso de humidade, o que pode ser difícil em tempo excessivamente quente. Afinal de contas, abrir a janela para libertar a humidade pode deixar entrar o ar quente ao mesmo tempo. Também pode tomar duche à noite, quando as temperaturas exteriores baixam; neste caso, pode ser preferível deixar a janela aberta. Deve tomar duche de manhã ou à noite? Veja aqui o que dizem os especialistas.

Secador de roupa

Se estiver demasiado calor, porque não pendurar a roupa para secar dentro de casa? Poupará energia e, à medida que as peças molhadas secam, contribuirão para um ambiente mais fresco – especialmente quando as peças maiores, como toalhas e lençóis, são expostas à brisa.

Máquina de secar roupa: já conhece o truque da toalha?

Velas perfumadas

Embora as velas perfumadas possam fazer com que a sua casa cheire bem, cada uma delas precisa de ser acesa e, mesmo que seja apenas uma pequena chama, emite mais calor do que imagina. A quantidade de calor depende do tamanho da vela, bem como do tipo de cera e do pavio, mas diz-se que uma vela emite 80W de potência de aquecimento.

Troque as suas velas por métodos alternativos que continuem a cheirar bem. Os difusores podem funcionar bem, ou pode diluir algumas gotas de óleos essenciais e pulverizá-las manualmente pela divisão.

Lâmpadas

Por fim, preste especial atenção às luzes da sua casa. Estas podem emitir mais calor do que imagina. Especialmente se ainda estiver a utilizar lâmpadas incandescentes ou CFL. As lâmpadas LED modernas emitem menos calor, além de pouparem energia e durarem mais tempo.

dias quentes

Mesmo que tenha atualizado para lâmpadas LED, estas continuam a emitir algum calor enquanto funcionam, por isso preste também atenção à utilização.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.