A gama de smartphones Galaxy S quase se confunde com o próprio ecossistema Android, com o modelo Ultra a ser, ano após ano, o modelo mais desejado por qualquer entusiasta fã do Sistema Operativo mobile da Google.
Dito isto, esta gama tem evoluído a olhos vistos ao longo da última década, especialmente quando se olha para os últimos 3 ou 4 anos!
Afinal, vimos uma Samsung a começar a lançar dois Galaxy S topo de gama em vez de apenas um. Posteriormente vimos uma Samsung a implementar algumas diferenças entre estas mesmas versões (Normal e Plus), e nos últimos anos, assistimos ainda à implementação de uma nova versão, a Ultra, que deveria meter em cima da mesa o melhor que a Samsung teria para oferecer em qualquer geração!
Sendo esta também a versão escolhida para adotar e assimilar a identidade dos velhos mas sempre incríveis Galaxy Note, isto ao mesmo tempo que a Samsung implementou uma outra mudanças estratégica importante, ao decidir aproveitar a época de lançamento desses sempre tão populares smartphones para anunciar os seus novos dobráveis Galaxy Z (Flip e Fold).
Entretanto, para não abandonar os “velhos” modelos topo de gama S e S+, foram implementadas uma série de mudanças para expandir toda a gama e assim tentar chegar ao maior número possivel de interessados.
Ainda assim, apesar de todos os esforços da Samsung, é inegável toda a gama Galaxy S está hoje em dia demasiado focada no Ultra. Fica até a sensação de que os modelos base são quase sempre tratados como versões Lite, sem as mesmas potencialidades, e claro, sem o mesmo estatuto. Sendo exatamente por isso que a Samsung decidiu mudar a sua estratégia em 2024.
Samsung mudou a estratégia com os Galaxy S24! Será que resulta?
Portanto, depois de algumas gerações em que o modelo mais barato foi tratado como o Galaxy S “dos pobres”, isto nunca esquecendo de que o Galaxy S+ quase perdeu toda a sua importância quando num passado ainda bastante recente era o aparelho mais apetecível do mercado, a Samsung decidiu mudar a sua forma de fazer as coisas em 2024, para perceber qual é o caminho mais correto para tomar em 2025.
Afinal de contas, caso não saiba, é esperado que 2025 seja um ano revolucionário tanto em termos de design, como também em termos de hardware!
O que vai mudar em 2024?
De forma muito resumida, a Samsung vai afastar o Galaxy S24 normal do Galaxy S24+. Ao mesmo tempo, vai aproximar esse mesmo S24+ do Galaxy S24 Ultra.
Assim, o Galaxy S24 mais barato da nova geração vai ter especificações técnicas um pouco diferentes, um pouco mais limitadas, mas vai ainda assim ser considerado um topo de gama a sério.
De forma mais concreta, vai ter um ecrã OLED mais fraco (LTPS, FHD+, margens maiores), um SoC Exynos 2400, memória RAM limitada aos 8GB, e armazenamento UFS 3.1 na sua versão mais barata. É também esperado que o Galaxy S24 seja um pouco mais barato. De forma a resposta aos acertos que a Apple fez na sua gama de smartphones, mais concretamente no iPhone 15 e iPhone 15 Pro.
Por sua vez, o Galaxy S24+ vai aproximar-se do S24 Ultra!
Ao apresentar o mesmo exato ecrã OLED topo de gama (LTPO, QHD+, margens de 1.5mm), um SoC Snapdragon 8 Gen3, memória RAM de 12GB em todas as versões, e armazenamento interno a começar nos 256GB com chips UFS 4.0.
Assim, a Samsung quer um Galaxy S24 mais amigo da carteira mas mais limitado em termos de performance pura e dura. Isto ao mesmo tempo que aposta num Galaxy S24+ extremamente similar ao Galaxy S24 Ultra! Um aparelho que é no fundo um quase irmão gémeo!
Com as grandes diferenças a estarem no formato, no ecrã mais pequeno, e claro, na falta de suporte à S-Pen.
Será que vai resultar?
Isto agora é uma questão de preços!
Se a Samsung continuar com os mesmos preços do ano passado… Acho honestamente que os resultados vão ser extremamente similares. Com os consumidores novamente com o foco muito em cima do Galaxy S24 Ultra. Porém, se existirem alguns ajustes, talvez exista algum potencial para mudar o jogo.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!