Tenha cuidado se descarregar qualquer vídeo do YouTube!

O YouTube permite-lhe transferir vídeos, mas apenas através do YouTube Premium oficialmente. E apenas se o criador o permitir! Todos os vídeos que tentar descarregar permanecerão na sua caixa de entrada Downloads. Isto significa que, embora possa ver alguns dos seus vídeos favoritos offline, só pode aceder aos mesmos através da aplicação. No entanto, claro que há formas de contornar as coisas. Existem aplicações de terceiros e serviços online que pode utilizar para descarregar qualquer vídeo do YouTube, no entanto, tem de ter muito cuidado!

Tenha cuidado se descarregar qualquer vídeo do YouTube!

Há várias questões a ter em conta. A sua utilização é segura ou mesmo legal? Estará a infringir alguma lei ou a arriscar o encerramento da sua conta YouTube ao utilizar um destes descarregadores gratuitos? Aqui está uma lista de alguns dos aspectos importantes que pensamos que deve ter em conta antes de experimentar qualquer uma das opções online.

É seguro?

Deve ter sempre cuidado com as aplicações que descarrega e instala nos seus dispositivos, especialmente com algo capaz de descarregar ficheiros para o seu dispositivo. O mesmo se aplica aos sítios Web que escolhe visitar. Como é que pode verificar se é seguro utilizar uma aplicação? Para começar, pode haver sinais de que a aplicação é falsa.

Da mesma forma que procuraria na Internet opiniões sobre um novo restaurante que quer experimentar, é exatamente assim que deve pesquisar o que os outros utilizadores online dizem sobre a ferramenta de descarregamento que gostaria de experimentar. Por muito elegante que uma ferramenta ou serviço pareça, deve ter o cuidado de não expor o seu dispositivo a qualquer malware. Esse é um risco enorme para muitas destas aplicações de terceiros e ferramentas online, como os descarregadores de vídeos do YouTube.

Mesmo que não sejam maliciosos, o software mal mantido também pode ser propenso a falhas de segurança. Se estes descarregadores gratuitos não receberem actualizações ou suporte regulares, tornam-se mais vulneráveis ao longo do tempo. Considere a segurança do seu dispositivo antes de descarregar quaisquer aplicações.

Diferentes softwares e ferramentas web têm diferentes políticas de privacidade. Alguns podem recolher as suas informações pessoais ou dados de navegação e, quando o fazem, na maioria das vezes não tem qualquer controlo sobre a sua utilização ou a quem os vendem. Compreenda que dados são recolhidos e como são utilizados. Se uma aplicação de descarregamento pedir demasiadas permissões, isso é um sinal de alerta.

É verdadeiramente gratuito?

Nada do que é gratuito é verdadeiramente gratuito. As aplicações e os sítios Web gratuitos dependem frequentemente de anúncios para obterem receitas, mas o problema é que esses anúncios podem ser intrusivos. Podem realmente arruinar a sua experiência de utilizador e, em alguns casos, redireccioná-lo constantemente para sites maliciosos e fraudulentos.

As versões gratuitas podem também limitar a resolução dos vídeos que pode descarregar ou o número de descarregamentos disponíveis. Esta limitação é normalmente uma forma de o persuadir a atualizar para a versão premium. Se estiver a pensar em atualizar para uma versão paga, tenha cuidado com os custos recorrentes ou com as subscrições que podem ser difíceis de cancelar.

YouTube no Android 14, YouTube ver vídeos, YouTube YouTubers

Outro problema é a falta de legendas ou de suporte para transcrições. As transcrições e as legendas parecem pequenos pormenores, mas são uma parte essencial da experiência de visualização, especialmente como uma funcionalidade de acessibilidade para os espectadores que dependem delas devido a deficiências auditivas ou, de um modo geral, para uma melhor compreensão.

É justo para o criador?

O YouTube gera receitas a partir de visualizações e anúncios para pagar aos seus criadores de conteúdos. Cada vídeo que os criadores de conteúdos carregam na plataforma dá-lhes uma fatia das receitas que o YouTube obtém. Quando as pessoas decidem utilizar ferramentas de terceiros para descarregar esses vídeos, esses criadores perdem visualizações adicionais. Pode parecer que qualquer pessoa que veja o YouTube fora da plataforma está a ignorar o esforço e a criatividade que os criadores de conteúdos colocam na criação dos seus vídeos, privando-os da recompensa que merecem pelo seu esforço.

YouTube para Android à

É importante reconhecer que a criação de conteúdos envolve tempo, esforço e, em muitos casos, um investimento financeiro considerável. Muitos criadores, reconhecendo que o público pode querer mais, fornecem frequentemente ligações para descarregar legalmente os seus conteúdos, por vezes através de outras plataformas ou diretamente dos seus próprios sítios Web. Tenha isto em mente quando vê os seus criadores favoritos do YouTube: desta forma, pode apoiar os criadores e, ao mesmo tempo, manter-se dentro dos limites legais.

É legal?

A única forma completamente legal de descarregar vídeos do YouTube é através do YouTube Premium. Muitos vídeos do YouTube estão protegidos por direitos de autor, e descarregá-los sem autorização é uma violação dos termos de serviço do YouTube, além de ser potencialmente ilegal.

Os sites e aplicações de download do YouTube de terceiros declaram frequentemente nos seus termos de utilização que o utilizador, é o único responsável pelas consequências legais das suas acções. As suas isenções de responsabilidade deixam muitas vezes claro que não serão responsáveis pelas suas acções, uma vez que tudo o que forneceram foram os meios técnicos. Embora os casos de utilizadores privados processados pelo YouTube sejam raros, não são impossíveis.

Para além de todos os aspectos legais, os termos de serviço do YouTube proíbem explicitamente o descarregamento de vídeos da sua plataforma utilizando meios não autorizados, incluindo software de terceiros. Se for detectado, isso pode levar a consequências como a suspensão ou mesmo o encerramento da sua conta do YouTube.

Agora que está ciente destes riscos, considere-os antes de utilizar qualquer descarregador de vídeos gratuito do YouTube. Se utiliza a sua conta do YouTube regularmente a título pessoal e profissional, perder o acesso à conta pode ser devastador.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.