Depois dos Estados Unidos vs Huawei, é a vez da Xiaomi!

Antes de abandonar o cargo, e depois de ter criado sérias dificuldades à Huawei, que entretanto já vendeu a submarca Honor, e está a pensar vender os direitos às suas gamas de aparelhos Mate e P, Donald Trump decidiu apontar as armas à Xiaomi.

No entanto, se pensavam que a Xiaomi ia ficar a ver a coisa a desenrolar-se, estava muito enganado… A gigante Chinesa acabou de processador o governo Norte Americano, depois da administração de Donald Trump ter posto o nome da empresa numa lista negra, de forma a reduzir o investimento na empresa.



Depois dos Estados Unidos vs Huawei, é a vez da Xiaomi!

Estados Unidos Huawei Xiaomi

Portanto, a Xiaomi foi uma das nove empresas inseridas na lista negra do pentágono, no passado dia 15 de Janeiro. Apenas 5 dias antes da inauguração de Joe Biden.

Que lista é esta? Pois bem, uma lei de 1999 obriga o departamento da defesa Norte Americano a compilar uma lista das empresas sob o domínio do “People’s Liberation Army”. Até agora, temos 35 nomes, onde claro está, podemos incluir a Huawei, a SMIC e mais recentemente a Xiaomi.

Todas as empresas dentro desta lista estão sob uma ordem executiva de Novembro de 2020, que basicamente proíbe investimento Norte-Americano. Curiosamente, também obriga à venda de todas as ações, com o prazo máximo de um ano para o fazer.

Pois bem, como resposta, a Xiaomi meteu a administração Norte Americana em tribunal, afirmando que a designação (que a lista põe em cima da empresa) é inconstitucional. Além disso, a Xiaomi também afirma que a proibição relativamente ao investimento irá causar danos muito significativos e irreparáveis.

Entretanto, a Xiaomi já negou repetidamente qualquer associação com o governo chinês ou ramos militares chineses.

Curiosamente, estamos a falar de uma fabricante que já está na terceira posição do mercado, com um crescimento ano-após-ano de 32%. Dito isto, a Huawei que está na mesma lista, viu uma queda de 42.4% no último trimestre do ano. O que claro está, muito se deve às proibições impostas pelo governo Norte-Americano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub