Days Gone: As primeiras impressões do próximo exclusivo PlayStation

Days Gone: As primeiras Impressões do próximo exclusivo PlayStation! – A convite da PlayStation Portugal, a Leak deslocou-se ao Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, no dia 25 de Fevereiro, para experimentar, aquele que promete ser o próximo ‘Big Hit’ da PlayStation 4, o jogo Days Gone.

Foi num ambiente completamente focado no tema do jogo, em que me sentei para experimentar o novíssimo jogo, e matar uns quantos Zombie… Oops, ‘Freaks‘.

Days Gone

Afinal, qual é o tema de Days Gone? Qual é a história?

O novo exclusivo da Sony, arranca um pouco ‘a la Last of Us’. Começamos a jogar bem no início dos acontecimentos, quando a humanidade foi apanhada num autêntico contra-pé, deparando-se com uma invasão ‘Zombie’, que aparentemente, ninguém consegue parar.

A mota de Days Gone esteve no evento, mas ninguém me deixou dar uma voltinha para matar uns quantos ‘Freaks’

Pois bem, aqui vestimos a pele de um Motoqueiro, bem ao estilo dos antigos filmes Norte Americanos passados pela Route 66. Que vê todo o seu futuro ser-lhe roubado, de um momento para o outro, quando a sua esposa é ferida, e é transportada de helicóptero para um certo refúgio, visto que na altura, já nem hospitais existiam.

Como disse em cima, tudo se passa numa uma invasão ‘Zombie’! Mas não digam isto ao líder da equipa responsável pelo desenvolvimento de Days Gone, visto que na história, estas criaturas são tratadas por ‘Freaks’, e aparentemente, não estão bem mortos…

Mas continuando com a história! Depois de passar pela introdução em que Deacon fica sem mulher, e se vê num mundo completamente perdido, andamos 2 anos para a frente.

Agora, o motoqueiro cheio de estilo, apenas tenta sobreviver o melhor que pode, ao roubar e a caçar, em troca de recompensas… Num mundo, que se vai revelando aos poucos, enquanto joga.

Não quero revelar mais, para não estragar a experiência… Mas posso dizer, que além da jogabilidade, o grande ponto forte de Days Gone é mesmo a história, e o ambiente envolvente.

Portanto, prepara-se para uma jornada emocional!

Days Gone – A Jogabilidade

Days Gone

As comparações com The Last of Us não ficam apenas pela história! Na jogabilidade também conseguimos perceber que existe aqui uma leve inspiração. No entanto, em Days Gone, usufruímos de um espaço aberto, e de uma história tão ou mais rica que o ‘velhinho’ título da Naughty Dog.

Dito isto, as mecânicas de stealth estão divinais! Matar um Zombie, faz agora lembrar Assassin’s Creed, saltando das ervas, sem ninguém nos ver.

No entanto, se acha que se irá conseguir safar só com stealth… Está muito enganado!

É inegável dizer, que este jogo irá fazer tudo por tudo para testar as capacidades de sobrevivência do jogador. É a escassez de balas, a durabilidade das armas encontradas pelo mapa, e até a escassez de combustível para a fiel mota que nos acompanha durante todo o jogo.

Portanto, é bem provável, que por vezes, tenha de usar os próprios punhos para matar uns quantos ‘Freaks’.

Esquecendo o sistema de luta, temos também uma experiência clássica de RPG. Com autênticas cidades tipo as que podemos ver em ‘Walking Dead’. Onde podemos não só descansar, como comprar recursos, como armas, comida, ou até fazer upgrades à mota.

Controlos

Days Gone

Pelo menos, para mim, os controlos foram super intuitivos! Podem ter sido das milhares de horas a jogar God of War nos últimos meses… Mas assim que peguei no comando, senti-me em casa.

O jogo faz um excelente trabalho a ensinar o jogador, seja a trocar de arma ou a criar cocktails molotov, para destruir uns quantos ‘ninhos’.

O tempo de resposta a cada input, é simplesmente fenomenal.

Ainda assim, existe uma certa lentidão nos movimentos da personagem, que em parte podem ser devido ao limite gráfico do jogo (O jogo parece estar limitado a 30FPS na PS4 ‘normal’). Ou até por parte, em prol de movimentos mais realísticos. (Afinal de contas, é um jogo de sobrevivência.)

Gráficos

Days Gone

O jogo é uma autêntica obra de arte! Os cenários são grandes, com paisagens de tirar o fôlego a qualquer gamer.

No entanto, fiquei com a sensação, que a nível de fluidez, as coisas podiam ter sido mais bem trabalhadas. Não tenho a certeza se joguei numa PlayStation 4 ou PlayStation 4 Pro (A consola estava escondida debaixo de uma palete de madeira).

Mas espero que exista realmente uma melhoria na performance, na PS4 Pro.

Conclusão

Em suma, Days Gone parece ser uma aposta ganha pela Sony.

Em boa verdade, é fácil identificar inspiração vinda de outros jogos, como The Last of US, mas ainda bem que assim é… Afinal de contas, este é um dos jogos mais bem cotados da PS3! E o seu remaster é também um dos jogos a ter obrigatoriamente nas nossas coleções.

Portanto, mal posso esperar para meter as mãos na versão final do jogo. E vocês também já deveriam estar a contar os dias até ao lançamento.

O jogo tem data de lançamento marcada para o dia 26 de Abril. Em exclusivo para a PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro.


Ademais, o que pensa sobre o jogo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário