Dacia Duster Camp – Há viagens estranhas, especialmente no mundo automóvel. Isto porque, por vezes, as marcas não querem apenas apresentar um ou dois carros aos jornalistas, que por sua vez êm de tentar passar algum tipo de mensagem aos seus leitores. Querem montar uma experiência, especialmente quando estão confiantes daquilo que são capazes de fazer.
Dito tudo isto, na minha opinião, a Dacia está cheia de confiança!
Para mim, isto é especialmente depois do lançamento do seu novo Duster. Um automóvel extremamente competente, que larga um pouco da antiga imagem da marca, para começar a morder os calcanhares a marcas historicamente bastante mais “premium. Tudo isto com o mesmo foco na qualidade/preço que sempre definiu a Dacia.
Dito tudo isto, foi exatamente com esta ideia em mente que a Dacia me convidou a ir a Marrocos, para experimentar o seu novo Duster 4×4 híbrido com GPL à mistura. Um carro… Impressionante! Aliás, eu já achava o Duster um dos veículos mais interessantes do nosso mercado. Mas, depois de o ver a conquistar o deserto… Nada de mais a apontar. Que Máquina!
Dacia Duster Camp: Eu, um Duster e uma tenda no deserto…
Portanto, estamos a falar de uma viagem que começou a fundo, antes de sequer ter chegado a Lisboa para meter os meus dois pézinhos no aeroporto. Afinal de contas, no dia anterior, assaltaram o meu carro e levaram-me o passaporte.
Mas consegui! 1 hora perdida de um lado para o outro, com 150€ queimados à mistura, e fui de facto capaz de fazer um passaporte temporário que me possibilitou entrar no avião rumo a Marrakech, para depois pegar num Dacia Duster 4×4, e começar a brincar no deserto de Agafay .
Tudo isto para passar um único dia no deserto. Mas… Valeu cada minuto.
De Marraquexe para o deserto! Ao volante de um Dacia Duster Hybrid 150 4×4.
O plano sempre foi muito simples, apesar de caótico. Ou seja, apesar da greve geral de dia 11 de Dezembro, e do facto de ter feito um passaporte à pressão no Aeroporto.
Basicamente, voar até Marraquexe, juntar-me a um pequeno grupo de jornalistas e criadores de conteúdo, e meter à prova o novo Dacia Duster Hybrid 150 4×4, que chega a Portugal já 2026, para depois voltar a casa no dia seguinte.
A ideia era pegar no carro em grupos de 2 pessoas, conduzir pelo deserto, e depois chegar ao acampamento para ter uma experiência fora de série. No outro dia, fazer igual, mas rumo ao aeroporto para chegar a casa.
É cansativo? É estranho? Perigoso? Sim. Mas… Além de ser uma experiência fora de série, tudo isso deixou de importar no momento em que cheguei ao Dacia Camp, com fogueiras acesas, silêncio absoluto e um céu que parecia não acabar.
Aliás, no dia do regresso, acordei com um nascer do sol que merecia banda sonora própria.
Fora isto, foi só conduzir, e que bela condução foi.
Agafay é o teste perfeito para um SUV destes, que tem o grande objetivo de provar que anda a subir de nível!
O deserto de Agafay não é areia fina como no Sahara. É duro, irregular, cheio de canais secos, subidas traiçoeiras e zonas onde qualquer erro se paga caro. De facto, há mais pedras que areia, e isso é tudo menos “suave” para um automóvel.
De facto, perfeito para perceber se o discurso do marketing aguenta contacto com a realidade.
Estamos assim a falar de trilhos apertados, zonas soltas, subidas onde o acelerador tem de ser usado sem medo e descidas que dão aquele aperto no estômago. Mas, qualquer que fosse a situação, o Duster tinha ferramentas para tudo. Câmaras para ver para onde estar a ir. Modos de condução para ultrapassar qualquer obstáculo, e de facto, até vários tipos de informação nos ecrãs para nos ajudar ao detalhe.
Foi um daqueles dias em que te lembras porque é que gostas de conduzir. Não é para ir do ponto A ao ponto B. É para estar ali, no momento, a fazer o carro trabalhar contigo. Uma dupla infalível (hoje em dia com muita ajuda de tecnologia).
Modos de condução simples e eficazes!
Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a facilidade de adaptação. No centro da consola central há um seletor simples, nada de menus escondidos ou sistemas confusos. Areia, neve, eco, automático ou bloqueio total 4×4.
Escolhes, segues e confias. Não há mesmo muito a entender.
Ah, e no meio, temos um botão especial que merece destaque. O Hill Descent Control. Pode parecer algo estranho, mas é um modo que ajuda, e não é pouco, em descidas que parecem retiradas de um filme ao estilo de Indiana Jones. Basicamente, dás um toque no botão e o carro desce sozinho, devagar, seguro, enquanto tu me limitas a apontar as rodas e a respirar fundo.
Funciona. E funciona mesmo!
O que muda com o novo Duster Hybrid 150 4×4
Debaixo do capot está a grande novidade da Dacia.
Estamos a falar de um motor 1.2 turbo de três cilindros Bi-Fuel, um sistema híbrido ligeiro de 48V, motor elétrico e uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades. Tudo isto para entregar cerca de 150 cv.
Como já deves ter percebido, não é um híbrido plug-in, nem precisa de carregamentos. Recupera energia enquanto conduzes e devolve-a quando precisas, sobretudo a baixa rotação. Em cidade, consegue rolar de forma silenciosa e eficiente. No deserto, dá aquele empurrão extra quando a tração começa a ser posta à prova.
Até tentámos provocar o carro. A sério. Umas aceleradelas marotas no meio de pedregulhos, e nem assim… Nada de traseiras soltas ou reações estranhas. O Duster limita-se a agarrar-se ao terreno e seguir em frente.
É muito Dacia nisso. Simples, eficaz, sem exageros.
Não tenta impressionar. Faz o trabalho
Quanto Custa?
A gama está agora completa, e continua a começar nos 19.900€. Um valor que vai obviamente chama a atenção de quem continua a olhar para os usados como alternativa principal na altura em que é preciso mudar de carro.
Claro que esta versão Hybrid-G 150 4×4 começa nos 27.850€, o que é normal, porque é muito mais carro, ao trazer uma motorização bastante mais impressionante face aos modelos base.
Mas, há escolhas para todos os gostos e carteiras.
Qual é a conclusão
Em suma, o Duster é muito provavelmente o carro mais interessante do mercado para muito boa gente. Especialmente para o público Português. Não só porque oferece um bom pacote a um preço justo, como também demonstra a grande evolução que a Dacia tem vindo a fazer.
Deixou de ser o carro barato, para ser o carro talvez um pouco menos barato, mas muito melhor face ao passado recente.
