(Cypress Cove?) Algo de estranho se passa com os Intel Core 11000

A Intel vai finalmente avançar com uma nova arquitetura com os seus futuros processadores Core 11000, introduzindo uma melhoria significativa no IPC, isto depois de vários anos a lidar com os problemas do afamado processo de produção de 10nm. No entanto, ainda não é desta que vamos mudar de processo, a aposta nos 14nm é mesmo para continuar!

Ou seja, a nova arquitetura foi originalmente pensada para o processo de 10nm, mas como as coisas continuam a não correr bem para a Intel neste aspeto, a equipa de engenharia decidiu fazer um ‘backport’ do design para as atuais linhas de produção de 14nm. Sabe porquê? Porque o velhinho processo de produção continua a ser significativamente superior nas frequências de relógio!



Dito tudo isto, parece que o ‘backport’ também obriga a uma mudança de nome nos novos núcleos de CPU! Assim, em vez de ‘Willow Cove’, os novos núcleos deverão ser denominados de ‘Cypress Cove’.

Nova arquitetura da Intel passou dos 10nm para os 14nm, e por isso, teve de mudar de nome!

Cypress Cove

Portanto, parece que ‘Cypress Cove’ é o nome de código que a empresa está a utilizar para se referir aos novos núcleos de CPU que deverão dar vida à próxima geração de processadores Intel Core de 14nm. O que por sua vez, poderá significar que o ganho no IPC poderá ser diferente ao esperado anteriormente. Ou seja, a mudança do nome serve apenas e só para evitar confusões de performance.

Em suma, os novos Intel Core 11000 baseados nos núcleos ‘Cypress Cove’ poderão não oferecer os mesmos ganhos de IPC de ~25%, que os núcleos ‘Willow Cove’ deverão oferecer no mundo mobile.

Entretanto, estes produtos deverão chegar ao mercado no fim deste ano, ou início do próximo ano. (Os especialistas apontam mais para o início de 2021)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também