CUIDADO! Windows 10 está a corromper ficheiros de música!

O Windows 10 não pára de nos surpreender. Assim, se algumas novidades até são agradáveis, outras são exatamente o oposto. Se armazena música no PC pode arriscar-se a ficar sem nada e isto não é difícil de acontecer. Basta editar o ficheiro de metadados com o explorador de ficheiros do Windows 10 e acabou-se a música. Fica com tudo corrompido!

CUIDADO! Windows 10 está a corromper ficheiros de música!

Esta informação foi revelada por um documento de suporte da Microsoft. A falha está presente no Windows 10 versão 2004 e superior. O problema afeta o Windows 10 Pro, Home, Enterprise, Workstation e outras edições deste sistema operativo e mais especificamente ficheiros FLAC, ou seja, em que não existe perda de qualidade.

Esta situação é mais ou menos simples de explicar. Editamos o ficheiro porque queremos alterar algum dado como o nome do álbum ou do cantor, mas as coisas não ficam bem guardadas. Assim, o local onde as informações deveriam ser armazenadas é rescrito sem o código de inicialização. Como resultado, os leitores multimédia não conseguem identificar o ficheiro modificado.

windows 10 música

De facto não é possível ler nem sequer carregar a música. Isto desde que alguma informação tenha sido alterada pelo explorador de ficheiros.

Felizmente a Microsoft identificou a causa deste problema e temos a correção lançada via Windows Update.

Ou seja, se ainda não se deparou com este problema, já não se vai deparar. Se por acaso já perdeu alguns ficheiros, não se preocupe. É que a Microsoft já está a disponibilizar um script para poder colocar as músicas a funcionar.

O Windows 10 KB5003214 é um patch opcional. Assim chama-se atualização cumulativa de pré-visualização “não-segurança”. Se aplicar o patch, irá avançar o seu PC para o Windows 10 Build 19043.1023 em PCs que executam a Atualização de maio de 2021. Se estiver em v20H2, terá a build 19042.1023. Quem ainda está na versão 2004, terá a Build 19041.1023.

Os números são diferentes para cada versão do Windows 10. No entanto, as alterações são as mesmas. Os links para download direto estão aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Windows 11 igual ao Windows 10: Problemas nas impressoras!

É caso para dizer... Tal pai, tal filho! Afinal de contas, o Windows 11, que diga-se de passagem, está a ter um lançamento com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!