Cuidado! O Windows 10 pode estar a arruinar o seu SSD

Não estamos a falar de uma das mais recentes atualizações para o Sistema Operativo da Microsoft, visto que este problema já existe há algum tempo. Ao fim ao cabo, tudo começou com a chegada da atualização v2004 do Windows 10 em Maio.

Pois bem, estamos a falar de um bug que afeta a ferramenta de Otimização de Drives, o que claro está, poderá resultar numa longevidade mais baixa para os seus SSDs e HDDs.



Cuidado! O Windows 10 pode estar a arruinar o seu SSD

Windows 10Portanto, como dissemos em cima, o Windows 10 v2004 chegou em Maio. E como tal, tivemos logo vários utilizadores a queixarem-se de falhas na ferramenta de otimização de drives! Visto que o sistema operativo deixou de conseguir perceber quando foi a última vez que fez alguma desfragmentação.

Isto é mau porquê? Se o Windows 10 não sabe quando é que fez a última desfragmentação… Vai fazê-la mais vezes do que o normal! O que por sua vez poderá ter implicações na longevidade das drives.

Afinal de contas, quando uma drive é desfragmentada, os seus conteúdos são reorganizados de uma maneira mais eficiente. Ou seja, para aumentar a velocidade de acesso à informação. Contudo, este processo é pesado para a drive, por isso, não pode estar sempre a ser feito. (É por isso que é importante para o SO saber quando é que o processo foi feito pela última vez)

Curiosamente, a desfragmentação nem sequer é recomendada para os SSDs, devido ao facto da memória NAND Flash ter um número finito de escritas. (Isto é discutível, há quem diga que fazer este processo pelo menos 1x por mês é boa ideia)

O problema é que a atualização v2004 do W10 faz com que a desfragmentação aconteça sempre que PC é ligado ou reiniciado… Por isso, muito cuidado! Entretanto, a Microsoft já lançou uma correção para o programa de teste Windows Insiders. Assim, se tudo correr bem, vamos receber este ‘fix’ muito em breve.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!