Cuidado! O Windows 10 pode estar a arruinar o seu SSD

Não estamos a falar de uma das mais recentes atualizações para o Sistema Operativo da Microsoft, visto que este problema já existe há algum tempo. Ao fim ao cabo, tudo começou com a chegada da atualização v2004 do Windows 10 em Maio.

Pois bem, estamos a falar de um bug que afeta a ferramenta de Otimização de Drives, o que claro está, poderá resultar numa longevidade mais baixa para os seus SSDs e HDDs.



Cuidado! O Windows 10 pode estar a arruinar o seu SSD

Windows 10 SSDPortanto, como dissemos em cima, o Windows 10 v2004 chegou em Maio. E como tal, tivemos logo vários utilizadores a queixarem-se de falhas na ferramenta de otimização de drives! Visto que o sistema operativo deixou de conseguir perceber quando foi a última vez que fez alguma desfragmentação.

Isto é mau porquê? Se o Windows 10 não sabe quando é que fez a última desfragmentação… Vai fazê-la mais vezes do que o normal! O que por sua vez poderá ter implicações na longevidade das drives.

Afinal de contas, quando uma drive é desfragmentada, os seus conteúdos são reorganizados de uma maneira mais eficiente. Ou seja, para aumentar a velocidade de acesso à informação. Contudo, este processo é pesado para a drive, por isso, não pode estar sempre a ser feito. (É por isso que é importante para o SO saber quando é que o processo foi feito pela última vez)

Curiosamente, a desfragmentação nem sequer é recomendada para os SSDs, devido ao facto da memória NAND Flash ter um número finito de escritas. (Isto é discutível, há quem diga que fazer este processo pelo menos 1x por mês é boa ideia)

O problema é que a atualização v2004 do W10 faz com que a desfragmentação aconteça sempre que PC é ligado ou reiniciado… Por isso, muito cuidado! Entretanto, a Microsoft já lançou uma correção para o programa de teste Windows Insiders. Assim, se tudo correr bem, vamos receber este ‘fix’ muito em breve.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também