Ao que tudo indica, as especificações finais das novas placas gráficas AMD Radeon RX 7000 vão ser um pouco diferentes relativamente ao que tem chegado a público nas últimas semanas.
O que é mau no sentido que a performance deverá ser um pouco mais ‘curta’. Mas, ao mesmo tempo, é bom no sentido em que a AMD está a preparar uma gama de placas realmente poderosa, mas ainda assim minimamente amiga da carteira.
A rivalidade entre a AMD e a NVIDIA vai muito provavelmente voltar aos bons velhos tempos em 2022 e 2023! Está pronto?
Cuidado NVIDIA! Placas da AMD vão ser bestas, e pelos vistos, baratas!
Portanto, as mais recentes informações parecem ter posto a NVIDIA em sentido. Porquê? Porque em vez de força bruta, a AMD parece estar a concentrar-se em chips mais pequenos, mais eficientes, mas ainda assim poderosos.
As especificações mudaram um pouco, para baixo, mas isso interessa se foram muito mais baratas?
Pois bem, segundo o mais recente Leak, o GPU Navi 31 que deverá dar vida à RX 7900 XT, conta com um único GCD (Graphics Chiplet Die) e 6 MCDs (Memory Chiplet Die), o que por sua vez significa 12288 núcleos (ALUs). Com o tamanho do CGD a ficar pelos 308mm², com a Infinity Cache a oferecer 96MB.
Porquê alguma desilusão com estas ‘specs’? Bem, tudo se deve ao facto dos primeiros rumores mencionarem 192MB de Infinity Cache. Aliás, o atual GPU Navi 21 conta com 128MB desta mesma tecnologia.
Porquê a mudança? Ao que tudo indica, a AMD tentou mesmo chegar aos 192MB, mas chegou à conclusão que o ganho de performance não compensava o aumento de preço. Por isso, focou-se noutras áreas, e aumentou a rentabilidade do GPU. Isto abre portas para placas poderosíssimas, a preços extremamente interessantes!
Entretanto, temos ainda os GPUs Navi 32 e Navi 33, o primeiro com 7680 núcleos em vez dos esperados 8192, e ‘apenas’ 64MB de Infinity Cache. O segundo deverá ser extremamente mais pequeno, com apenas 200mm² de tamanho físico e 32MB de Infinity Cache.
Porque deve a NVIDIA ter medo?
É simples! Apesar dos cortes, e mesmo que a performance seja ligeiramente abaixo daquilo que a NVIDIA vai oferecer com as suas novas RTX 40, a AMD vai conseguir produzir estes GPUs de forma extremamente barata, e em quantidades que já não vemos há alguns anos.
Por isso, a AMD pode aproveitar as dificuldades que a NVIDIA está a ter a despachar stock de placas RTX 20 e RTX 30, para ser extremamente agressiva no preço!
Além de tudo isto, para tentar despachar o já mencionado stock de placas, a NVIDIA está a tentar atrasar ao máximo o lançamento da sua nova geração. Algo que a AMD também pode aproveitar, ao lançar a sua nova gama a um preço apelativo, muito antes da sua velha rival direta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!