Cuidados para o cabelo no verão? Para homem e mulher!


Por em

Toda a gente sabe que um cabelo cuidado é um passaporte para os olhares!

Seja curto, longo, ondulado, liso, pintado, natural, loiro, ruivo ou moreno, o cabelo precisa de atenção se quiser transformar uma juba com vida própria num animal domesticado! Agarre as rédeas e comece a chicotear!

Não é fácil tratar do cabelo, especialmente no verão, pois os agentes agressores estão em todo o lado. Até a própria maresia da praia, pode danificar o fio capilar!

Dito isto, o cabelo é composto por células mortas, assim como a unha, sem capacidade de produzir vitaminas e nutrientes. Assim sendo, necessita de absorver nutrientes provenientes de substâncias externas tais como o óleo produzido pelo couro cabeludo ou dos produtos cosméticos.

Estes Truques são para qualquer pessoa, homem ou mulher, pintado ou natural!

Existem essencialmente 5 pilares: lavagem, nutrição, proteção, corte e dia-a-dia.

Lavagem

 

Para evitar caspa, descamação, oleosidade em excesso assim como a desnutrição capilar.

O couro cabeludo deve ser o foco da atenção principalmente para as pessoas com pouco cabelo, pois está mais exposto à radiação solar e agentes agressivos.

Deve portanto, massajar o couro cabeludo durante a lavagem a fim de estimular a circulação na área. Não abusar da água quente e ainda, se possível, finalizar com água fria.

Pode também brincar com o pH dos champôs! 

Os champôs ácidos levam à contração da cutícula ficando com um aspecto mais polido, evitando a proliferação de microrganismos. Sendo por isso, os mais indicados para quem têm tratamento químico!

Contrariamente, o champô alcalino serve para abrir cutículas, retirar qualquer resíduo e, de imediato, colocar o cabelo sob um tratamento, seja nutrição intensa ou produto de alisamento.

Em casa, recomendo 15 dias de champô ácido, intervalando com alcalino uma vez por mês, caso a sua carteira o permita. 

Nutrição

A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não chega às pontas, sendo necessário atenção redobrada para cabelos longos!

Dito isto, é importante o uso de máscaras ou condicionadores para este efeito, sempre aplicado da posição das orelhas até às pontas, nunca na raiz.

Um truque muito pessoal é o uso de óleo de coco antes da lavagem, 1 vez por semana ou, quando vejo as pontas secas o uso de óleo de argão e, é fantástico!

Assim, para os homens, é de evitar uso de condicionadores pois provoca uma oleosidade extra. Uma gota de um óleo de argão pode ser interessante, levando a um brilho saudável extra!

Proteção

Cabelo Verão

Os secadores e pranchas de alisamento desidratam o cabelo, pelas altas temperaturas, levando a um aspecto quebradiço.

Evite o secador! No entanto, caso não seja possível, use um protetor térmico!

Corte

Cabelo Verão

Retira as pontas duplas, tornando o aspecto capilar rapidamente mais saudável!

Dia-a-dia

Cabelo Verão

O cabelo molhado é uma chatice! Não deve dormir com o cabelo húmido pois os fios estão mais flexíveis, podendo partir com mais facilidade assim como aumenta a proliferação de microrganismos.

O pentear deve ser o mais suave e paciente de modo a não fragilizar o cabelo, começando pelas pontas e somente no fim ir à raiz.


Para finalizar, o cabelo pode ser a sua imagem de marca! Isto se for mimado por si!

Fonte: 1, 2

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Mais novidades acerca da gama Huawei Mate 20! Agora são as câmaras!

NVIDIA GeForce GTX 1180 – Fotos do PCB da placa chegaram à Internet!

Seguinte