Quem habitualmente faz compras já reparou que os preços estão muito mais caros. Isto já para não falar da água, gás, luz e até das operadoras de telecomunicações cujos preços aumentam já no próximo mês. É por esse motivo que temos de poupar onde conseguirmos. Dito isto, se conseguimos adotar estes hábitos aos poucos e ao fim de umas semanas tornarmos regra cozinhar vai sair muito mais barato.
Se fizer isto cozinhar vai sair muito mais barato!
De facto há algumas coisas que desconhecemos e outras que até conhecemos mas por não nos lembrarmos não executamos. No entanto vale mesmo a pena apostarmos nelas. Ao fim de um ano a diferença é significativa!
As três primeiras dizem respeito direta ou indiretamente ao frigorífico.
Uma das coisas que faz com que o frigorífico consuma mais energia é quando deixamos a porta aberta durante algum tempo. Se for a do congelador o prejuízo pode ser ainda maior. Começa a formar gelo e depois bem vamos ter de estar muito tempo com a porta aberta para o retirar.
Assim antes de abrir a porta do frigorífico pense naquilo que precisa de retirar primeiro. Deste modo evita deixá-la aberta durante muito tempo.
Outra questão importante é manter o frigorífico afastado de fontes de calor. Do mesmo modo não coloque alimentos quentes no seu interior. Senão ele terá de trabalhar mais para manter a temperatura fria no interior, tal como estava.
Entretanto deverá descongelar sempre os alimentos antecipadamente e não estou a falar de questões de sabor. Caso contrário teremos de utilizar água corrente e em alguns casos o micro-ondas. Ou seja um gasto ainda superior.
As outras três dicas estão mais relacionadas com o fogão. Isto com o objetivo de pouparmos gás.
Assim é muito importante ter logo à mão todos os ingredientes de que vai precisar para cozinhar, de preferência já cortados, antes de acender o fogão.
Outra coisa importante caso tenha oportunidade é cozinhar numa panela de pressão. É que deste modo não só poupa tempo como também energia!
Há ainda outro pormenor importante a que deve dar atenção. Cubra os tachos e panelas sempre que estiver a cozinhar de modo a evitar a perda de calor do fogão.
Para além disso cozinhe apenas com a água que precisa e reutilize-a no final.
Por fim existem mais duas dicas importantes no que diz respeito às refeições
Opte por utilizar o micro-ondas invés do forno e gaste menos 60% de energia. Por fim coloque a louça suja na máquina em vez de a lavar à mão. De facto, várias pessoas costumam dar uma espécie de pré-lavagem à louça antes de a colocarem na máquina. No entanto isto não é necessário.
É que os detergentes que utilizamos hoje em dia são realmente poderosos e fazem o trabalho de limpeza muito bem. Assim essa pré-lavagem só vai gastar luz e gás, desnecessariamente.