O que significam as cores do fluído de transmissão?

O fluido da transmissão é um dos muitos fluidos importantes de que o seu automóvel necessita para funcionar da melhor forma. Na prática foi concebido para lubrificar e proteger especificamente os componentes da transmissão do seu automóvel, evitando o desgaste. Isto permite-lhe mudar de velocidade sem qualquer fricção prejudicial. Mas para que tudo corra bem é necessário ter alguns cuidados. Uma coisa importante é dar atenção à cor do fluido da transmissão.

O que significam as cores do fluído de transmissão

Um fluido de transmissão saudável garante que o seu carro não tenha problemas em engrenar mudanças, ou até mesmo que não se moa ou trema devido a uma transmissão comprometida.

Se verificar o fluido da transmissão e vir que está vermelho vivo, isso significa que está como novo e que o seu carro está pronto a funcionar. Vermelho escuro indica que alguns detritos entraram na mistura durante a condução, mas o seu carro continua protegido. Castanho significa que o fluido da transmissão começou a oxidar e pode ser altura de agendar uma mudança de fluido ou uma lavagem para estar seguro. No caso de uma cor castanha escura (quase preta), a sua transmissão está em perigo. Ou seja, com pouca ou nenhuma lubrificação, a sua transmissão pode ter de ser reparada se continuar a conduzir. A cor rosa significa que há uma fuga no radiador e o fluido foi diluído. Isto pode causar danos significativos, pelo que terá de chamar um mecânico imediatamente.

Como identificar uma fuga 

Uma fuga de fluido da transmissão é um problema sério. Assim se suspeitar de uma, deve verificar imediatamente o nível do fluido da transmissão. Pode fazê-lo olhando para a vareta de medição, localizada junto à parede corta-fogo sob o capot do automóvel. Limpe-a, volte a colocá-la e, em seguida, retire-a novamente. Se o nível parecer baixo, pode estar a vazar.

Existem também outras formas de identificar uma fuga de fluido da transmissão. Se a luz da transmissão no painel de instrumentos se acender, isso pode dever-se a alguns problemas, sendo um deles uma quantidade baixa de fluido. Também pode notar uma fuga debaixo do carro. Como tal certifique-se de que verifica isso quando estiver estacionado algures durante algum tempo. Também pode ouvir o ranger das engrenagens enquanto conduz, alertando-o de que algo se passa com a transmissão. Alguns condutores também notam um cheiro a queimado, o que pode significar que o fluido da transmissão está a verter e a sobreaquecer.

Entretanto muitos destes sintomas podem significar que está a lidar com fugas de fluido da transmissão. Ou então pode ser outra coisa completamente diferente. Se estiver a ter algum destes problemas com o seu automóvel, leve-o a um especialista para obter um diagnóstico adequado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também