Será que a cor do carro influencia a temperatura no interior? 

As temperaturas estão quentes, transformando os interiores dos automóveis em verdadeiros fornos. Mesmo que o ar condicionado do seu veículo esteja em boas condições de funcionamento, isso não altera o facto de que vai ficar muito quente no interior quando o motor não está a funcionar. Entretanto isto leva-nos a uma questão pertinente. Será que a cor do carro influencia a temperatura no interior?

Será que a cor do carro influencia a temperatura no interior? 

A sabedoria convencional diz que os interiores de cor escura são muito mais quentes do que os mais claros, mas isso é um pouco exagerado. Testou-se e o resultado é interessante. Os especialistas mediram as temperaturas interiores de dois automóveis. Um com um exterior de cor clara e um interior de cor clara, e outro com um exterior escuro e um interior escuro.

aproveitar ar condicionado, interior do carro mais fresco

Ambos os carros ficaram no exterior e começaram com uma temperatura interior de 25 graus. Após uma hora, as temperaturas no interior de ambos os carros tinham ultrapassado os 37 graus sendo que o carro mais escuro era alguns graus mais quente.

No entanto concluíram que “um interior de cor clara será ligeiramente mais fresco, mas quando se fala de mais de 37 graus no interior, a diferença acaba por ser pouca.”

Quais as temperaturas que se podem atingir no interior do automóvel?

Quando está calor no exterior, as temperaturas no interior de um automóvel podem tornar-se perigosamente elevadas muito rapidamente.

interior do carro mais fresco

Um grupo de investigadores realizou uma série de testes reais, incluindo um em que os carros foram estacionados ao sol e à sombra durante uma hora, quando a temperatura exterior era de 35 graus.

Ao fim de uma hora, a temperatura média do ar no interior dos automóveis ao sol era de 47ºC. As temperaturas médias de várias superfícies eram ainda mais elevadas, como os painéis de instrumentos (70), os volantes (52) e os bancos (50).

Entretanto, a temperatura média do ar no interior dos automóveis estacionados à sombra durante o mesmo período foi de 38 graus. As temperaturas médias de várias superfícies também aumentaram incluindo os painéis de instrumentos (47), os volantes (41) e os bancos (40). Portanto, sim, está mais fresco à sombra, mas continua extremamente quente.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também