Quando vai à praia na maioria dos casos é inevitável deixar o seu veículo ao sol. Ora é lógico que se os raios UV podem ser maus para si, também podem ser maus para outras coisas – mesmo para aquelas que não estão cobertas de pele. Assim estes são os perigos das idas à praia com o seu automóvel!
Alerta: estes são os perigos das idas à praia com o seu automóvel!
O sol pode danificar o aspeto do seu veículo, oxidando a pintura, e pode mesmo tornar os interiores secos e envelhecidos, sobretudo se forem de pele. Além disso, o calor pode afetar o seu sistema de arrefecimento, os fluidos, a bateria e até o seu ar condicionado. Os problemas vão desde questões estéticas até ao impacto real na sua segurança, pelo que é importante abordar o impacto do sol no seu automóvel de vários ângulos.
Como proteger o seu veículo do sol
Deve certificar-se de que o seu veículo está em boas condições de funcionamento, verificar as correias e drenar regularmente o anticongelante ou o líquido de refrigeração. O sobreaquecimento é mais provável quando os níveis de fluido descem abaixo das recomendações, por isso, verifique também regularmente o óleo do motor, o líquido da transmissão, o líquido da direção assistida e o líquido dos travões.
As temperaturas elevadas e a utilização de cargas acessórias elevadas, como o ar condicionado, também podem afetar a sua bateria, por isso, mande verificá-la regularmente. E se o próprio ar condicionado não estiver a funcionar – o que pode ser um sinal de um problema mais grave – também deve ser verificado. E, finalmente, tenha em atenção a pressão dos pneus: O pavimento quente é especialmente perigoso para os pneus com pouca pressão e pode mesmo levar a um rebentamento. Isto é mesmo algo muito importante!
Como proteger os aspetos estéticos do seu veículo
Claro que a segurança e o funcionamento do seu automóvel são mais importantes do que a sua estética. No entanto isto não significa que o aspeto não seja também importante.
Estacione à sombra para evitar que o tablier seque e estale. Considere a hipótese de abrir uma janela para obter algum fluxo de ar, se for seguro fazê-lo no local onde estacionou.
Utilize um protetor solar para o para-brisas para manter o interior mais fresco e proteger ainda mais o seu painel de instrumentos.
Limpe o painel de instrumentos com um pano de microfibras. Isto porque a sujidade pode causar ainda mais riscos – e é provável que apanhe mais pó e sujidade no interior quando abrir as janelas para arrefecer. Procure também produtos de limpeza, que podem proteger ainda mais o seu tablier.
Utilize capas para os bancos para os proteger e arrefecer, ou considere um produto que protege os bancos de pele do sol.
Lave e seque o carro com frequência, porque o sol e o calor podem desbotar e rachar a pintura. Isto é agravado pela sujidade e pelo pó que a arranham
Entretanto também é boa ideia encerar o seu carro para proporcionar uma camada de proteção entre o acabamento e os raios UV.
Estes são passos simples que evitam que o seu carro pareça mais velho do que a sua verdadeira idade, sobreaqueça ou tenha um rebentamento de pneus.
Seguindo tudo isto pode minimizar os efeitos da praia e do calor no seu automóvel.