Se eu lhe perguntasse “em que cor pensa quando se pensa em eletricidade?”, há uma boa hipótese de que mais de 90% das respostas sejam iguais. E ainda assim, será essa realmente a cor da eletricidade? Ela tem mesmo uma cor? Isto não é certamente uma resposta fácil de dar. Para além disso, os filmes e séries não ajudam, especialmente todos aqueles com super-heróis movidos a eletricidade e que disparam raios das mãos.
De que cor é a eletricidade? Provavelmente pode errar!
As cores que representam a eletricidade
Há muitas cores diferentes que representam eletricidade, mas a maioria das pessoas associa-a com a cor azul. Isto devido à forma como interage com os electrões no ar.
No entanto, há outras cores que têm representado a eletricidade. Muitas vezes o branco é usado quando se mostra relâmpagos porque parece mais vibrante contra um céu preto ou escuro, e associamos a cor branca a um flash.
Amarelo é outra cor popular que tem sido perpetuada em alguns meios, particularmente em videojogos que envolvem diferentes elementos. Como o fogo é vermelho e a água ou o gelo são azuis, os relâmpagos e a eletricidade recebem a terceira cor primária do amarelo para ajudar a diferenciá-los.
O Pikachu provavelmente também desempenha um papel neste pensamento. Afinal de contas é a personagem elétrica mais famosa.
Mas qual é a cor real da eletricidade?
A verdade é que a eletricidade em si é incolor. Não se vê eletricidade real, apenas a reação da energia à medida que a eletricidade se move através de um objeto. E nem sempre reage – e é por isso que a água eletrificada é tão perigosa.
Para ter uma cor, alguma coisa precisa de criar luz ou refleti-la, e a eletricidade não faz nenhum dos dois. É um movimento de carga, em vez de um objeto real. Essa carga pode reagir com materiais para criar luz – em lâmpadas – mas não é essa a eletricidade real que cria uma cor.
Porque é que as faíscas parecem azuis?
As faíscas parecem azuis quando a tensão passa para o ar. A excitação elétrica das moléculas no ar cria muitos iões de azoto ionizados, já que o azoto é o elemento principal do ar. O comprimento de onda de luz emitida por iões de azoto carregados é azul, por isso as faíscas são azuis.
Mas mais uma vez, não estamos a ver cor da eletricidade. Estamos a ver a cor dos iões no ar que foram carregados pela eletricidade.
A eletricidade estática é azul?
A eletricidade estática não é azul. Assim como qualquer outro tipo de eletricidade, é incolor porque é uma carga em movimento, em vez de uma coisa. Causa uma reação no ar, e como o azoto compõe a maioria das partículas, essa reação pode parecer azul-violeta.
Normalmente não podemos ver eletricidade estática. Só temos aquele choque doloroso quando tocamos em algo depois de acidentalmente termos acumulado uma carga. Mas às vezes, quando está escuro, pode-se ver uma breve faísca de cor. Mais uma vez azul devido aos iões.
A eletricidade até pode ser de várias cores
Ela pode ser de várias cores – depende do gás primário que rodeia a eletricidade quando, de repente, escapa ao seu ponto de viagem habitual. Exemplos comuns incluem sinais de néon. São tubos cheios de gases que vão sendo ionizados por uma corrente elétrica e dão aquele efeito.
Para resumir não tem cor e quando vemos alguma é o comprimento de onda da luz emitido pelas diferentes partículas que a determinam. Como o ar é constituído principalmente de oxigénio e azoto que emitem uma cor azul-violeta, essa é a cor que associamos à eletricidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!