A Microsoft continua a melhorar o Windows 11 com funcionalidades úteis para quem gosta de capturar e partilhar conteúdos. A mais recente novidade é a adição de um botão chamado “Criar GIF” na Ferramenta de Recorte (Snipping Tool), que agora permite converter gravações de ecrã em ficheiros gif animados, de forma simples e rápida.
Windows 11: já pode converter gravações em ficheiros GIF
Gravar e transformar em GIF, tudo numa só ferramenta
A Ferramenta de Recorte do Windows 11 já permite gravar o ecrã em vídeo (.mp4) e até cortar partes com a funcionalidade de “Trim” que foi adicionada recentemente. Com a nova função “Criar GIF”, vai poder transformar essas gravações em pequenos GIFs animados prontos para partilhar nas redes sociais, em emails ou onde quiseres.
Segundo a partilha de Phantom na rede X (antigo Twitter), já é possível ver um botão com o texto “GIF” na parte superior da aplicação. Ao clicar, abre-se uma nova janela chamada “Criar GIF”, onde pode escolher a qualidade da imagem antes de exportar o ficheiro.
Qualidade Alta ou Baixa?
A Microsoft oferece duas opções de qualidade:
Baixa (Low): imagem com menor definição mas com tamanho de ficheiro mais leve, ideal para partilhas rápidas.
Alta (High): imagem mais nítida, mas com maior dimensão de ficheiro.
Na janela de criação do GIF, o sistema também mostra detalhes técnicos como a duração do GIF (por exemplo, 3 segundos), a resolução e o número de fotogramas por segundo (12 fps neste caso).
Depois de definir tudo, tem duas opções:
Exportar o ficheiro para uma pasta como “Transferências”;
Copiar diretamente para a área de transferência com o botão “Copiar”.
E para facilitar ainda mais, pode usar o atalho Ctrl + G para saltar diretamente para o modo de criação de GIFs, sem passar pelas etapas normais da Ferramenta de Recorte.
“Captura Perfeita”: nova funcionalidade com inteligência artificial
Além da criação de GIFs, a Microsoft está também a testar uma funcionalidade chamada “Captura Perfeita” (Perfect Screenshot). Esta opção usa inteligência artificial para recortar automaticamente partes desnecessárias da imagem, mantendo apenas a secção mais relevante (como texto, botões ou áreas de destaque).
Esta funcionalidade surge como um novo botão na barra de ferramentas da aplicação. No entanto há um senão: só estará disponível nos novos PCs Copilot+, que integram modelos de IA locais. Esta opção também aumenta o tamanho da aplicação entre 80 a 120 MB, já que inclui o modelo de IA embutido.