A Microsoft está agora a lançar duas publicidades de ecrã completo que lembram a todos, incluindo aqueles com PCs suportados e não suportados, que devem atualizar para o Windows 11. Assim se quiser continuar a utilizar o Windows 10 vai ter de levar com isto!
Se continuar a utilizar o Windows 10 vai ter de levar com isto!
Lançado em 2015, o Windows 10 ainda domina o mercado com cerca de 70% da quota. É muito mais popular do que o Windows 11, que foi lançado em 2021, há quase três anos. A Microsoft confirmou que pretende terminar o suporte para o Windows 10 a 14 de outubro de 2025 e concentrar-se no desenvolvimento do Windows 11.
Embora a quota de mercado do Windows 11 tenha permanecido relativamente inalterada nos últimos meses, a Microsoft pretende convencer mais utilizadores com lembretes de ecrã inteiro.
Entretanto o site WindowsLatest revelou que há dois banners diferentes. O primeiro está relacionado com os computadores sem suporte para o Windows 11. Nesse caso o banner revela que o PC não receberá atualizações e não é elegível para atualizações.
Estes banners estão a surgir depois das atualizações de maio de 2024.
Ou seja, devem ter chegado com as atualizações de segurança obrigatórias. É provável que mais pessoas vejam o alerta quando instalarem o patch de segurança de junho de 2024, que deverá ser lançado a 11 de junho.
Seja como for a mensagem agradece-lhe por ser um utilizador fiel do Windows 10 e informa-o de que o suporte para o Windows 10 terminará em breve. No entanto, o seu PC continuará a receber atualizações até 14 de outubro de 2025.
Também menciona que o seu PC não é elegível para uma atualização para o Windows 11. Existem botões denominados “Saiba mais sobre o fim do suporte”, “Lembrar-me mais tarde” e “Saber mais”.
Por outro lado, se tiver um PC suportado, ser-lhe-á pedido que atualize para o Windows 11 agendando a atualização.
Se mesmo assim optar por “Manter o Windows 10”, a Microsoft tentará novamente convencê-lo com quatro banners adicionais. Pode clicar em “Recusar atualização” para continuar a utilizar o Windows 10, mas lembre-se que o pop-up voltará a aparecer dentro de algumas semanas.
Se ainda utiliza o Windows 10 regularmente, tem menos de dezasseis meses para atualizar para o Windows 11. Se não atualizar ou não comprar as actualizações de segurança alargadas, não poderá transferir e instalar as actualizações de segurança mensais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!