Conhece o primeiro computador portátil de sempre?

Primeiro computador portátil – Hoje em dia, com tanto poder nas nossas mãos (smartphone, tablet, smartwatch, etc…), é um pouco ou tanto complicado pensar em como eram as coisas antigamente. Ou seja, no que há vários anos atrás, era considerado tecnologia de ponta.

Dito isto, sabe quando chegou o primeiro computador, denominado de ‘portátil’, ao mercado? Tudo aconteceu no distante ano de 1983!

Uma máquina, em nada parecida ao que encontramos nas prateleiras, nos tempos que correm. Mas que claro está, foi o início de muito daquilo que damos por garantido em 2022.

Conhece o primeiro computador portátil de sempre?

Portanto, desenhado e produzido por Manuel Fernandez, fundador da Gavilan Computer Corp., o Gavilan SC foi aquilo que hoje em dia podemos chamar de primeiro portátil do mercado. Tendo chegado aos consumidores em Maio de 1983.

Quanto custava??

Esta pedaço de tecnologia de ponta, custava 4000 dólares em 1983. No campo do peso, tínhamos um pacote bem pesado, com 4kg, tendo como base um processador Intel 8088 a 5MHz, e claro, o Sistema Operativo MS-DOS. Entretanto, no campo da memória, podiamos encontrar 64KB CMOS, e uma drive floppy disk. Na altura, já existia uma espécie de touchpad, e claro, um modem 300-baud.

Hoje em dia, esta máquina parece mais um transportável, que um portátil. Mas em 1983, o seu primeiro rival era bem mais pesado, e com dimensões ainda mais assustadores, na forma do Compaq Portable, que por sua vez pesava uns incríveis 13kg. Ande com isso às costas hoje em dia! Nem precisa de ir ao ginásio.

O sucesso do Gavilan SC foi extremamente baixo, com a Gavilan Computer a abrir falência em 1985. Bem… Eu só tenho uma dúvida… Será que corre Doom? Ou Crysis!?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É ou não é um pedaço de história? 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também