Computadores Windows vão mudar como há muito não mudam!

Nos últimos tempos, temos visto uma gigantesca aposta da Microsoft na Inteligência Artificial, como é o exemplo da implementação de IA no Bing, e claro, a chegada do Copilot ao Sistema Operativo da gigante Norte-Americana. Mas, toda a aposta na IA está a tirar os holofotes de cima daquilo que é potencialmente mais interessante.

O ARM está a chegar em força aos computadores Windows, o que pode mudar este ecossistema para todo o sempre.

Os computadores Windows vão mudar como há muito não mudam!

O casamento entre o Windows e chips ARM não é de agora, já estamos a meio de uma estrada bastante longe, visto que a plataforma da Microsoft já tem suporte à arquitetura há imenso tempo. Porém, até aqui, optar por um PC Windows baseado em hardware ARM significaria sempre baixa performance, e também baixa compatibilidade de software. Isto está a mudar!

Algo que muito se deve à grande aposta da Qualcomm (Snapdragon X Elite e Plus), que estão a impressionar o mercado com níveis de performance similares aquilo que a Apple é capaz de oferecer, e por vezes até alguns níveis acima. Além disso, também temos uma grande melhoria na autonomia da bateria, o que é sempre incrível para quem precisa de um portátil poderoso, leve, e claro, durável.

De forma mais concreta, as alternativas da Qualcomm trazem novas alternativas para o mercado de computadores, e também metem uma pressão que nunca existiu em cima da Intel e também da AMD.

Isto significa uma incrível mudança no ecossistema, uma que… Era necessária há anos! 

Basta olhar para o número de fabricantes que adotou os chips da Qualcomm, e está a lançar portáteis extremamente interessantes, e na realidade até mais baratos face às alternativas tradicionais. Estamos a falar da ASUS, da Dell, da Lenovo, e até da própria Microsoft.

Nunca se viu uma aposta tão grande por parte do mercado, quando se trata da chegada de uma tecnologia “nova”.

Aliás, se for olhar para o Windows 11 atual, é inegável que o sistema operativo tem vindo a mudar. Aliás, tem vindo a melhorar a olhos vistos. O que mostra uma Microsoft muito interessada em ir de encontro aos novos tempos, e novos níveis de exigência dos utilizadores.

Sim, ainda existem problemas com a compatibilidade do software. Mas isso também aconteceu com a Apple quando esta decidiu abandonar a Intel para apostar tudo em chips de design próprio, também este ARM.

Em suma, estamos a entrar numa nova era! Está pronto?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados