Dado o elevado preço da PS5, poderá sentir-se tentado a explorar o mercado em segunda mão para obter uma opção mais económica. Mas será que comprar uma PS5 usada é uma escolha sensata? Eis algumas das principais vantagens e desvantagens.
As vantagens e desvantagens de comprar uma PS5 usada
As vantagens de comprar uma PS5 usada
Poupar
O modelo normal de uma PlayStation 5 nova é vendido por cerca de 500 Euros. No entanto, com um modelo usado, é possível poupar entre 20% e 30% ou mais, consoante o estado e o preço do vendedor. Esta redução de preço pode fazer uma diferença significativa, especialmente se tiver um orçamento limitado ou pretender afetar fundos a jogos, acessórios ou a uma subscrição do PlayStation Plus.
Além disso, com uma PS5 usada, grande parte da desvalorização já ocorreu. Isto significa que, se decidir revender a consola mais tarde, poderá não perder tanto dinheiro em comparação com a venda de uma unidade totalmente nova.
Desempenho idêntico ao de uma PS5 nova
Quer tenha uma PS5 nova ou uma em segunda mão, o hardware no interior é o mesmo. Assim não há praticamente qualquer diferença em termos de experiência de jogo. Os jogos carregam com a mesma rapidez, os gráficos têm o mesmo aspeto deslumbrante e a capacidade de resposta geral do sistema mantém-se inalterada.
Desde que mantenha a sua PS5 actualizada com o firmware mais recente, terá acesso a todas as optimizações e melhorias que a Sony continua a lançar, garantindo que se mantém ao nível de um modelo novo.
É melhor para o ambiente
Ao comprar uma PS5 usada, está a prolongar o ciclo de vida da consola e a evitar que esta acabe mais cedo num aterro sanitário. A compra de uma consola usada ajuda a reduzir os resíduos electrónicos, uma preocupação global cada vez mais premente. Além disso, ao optar por uma PS5 usada, está a reduzir a procura de novas unidades, o que ajuda a diminuir a pegada ambiental global associada à sua produção.
Os contras
Embora a compra de uma PS5 usada ofereça inúmeros benefícios, é essencial pesar os potenciais inconvenientes que a acompanham.
Possível desgaste
Embora seja possível encontrar PS5s em segunda mão em bom estado, existe sempre o risco de existirem problemas ocultos que podem afetar o desempenho e a longevidade. Por exemplo, se o proprietário anterior utilizava frequentemente jogos físicos, a unidade de disco pode ter sofrido uma utilização significativa, aumentando a probabilidade de problemas mecânicos. Com o tempo, isto pode levar a problemas como os discos ficarem presos dentro da unidade, não serem lidos corretamente ou produzirem ruídos invulgares ao carregar jogos.
Da mesma forma, se a PS5 tiver sido utilizada num ambiente com pouca ventilação, os seus componentes internos podem ter sido sujeitos a calor excessivo. Infelizmente, estes problemas podem ser difíceis de identificar durante uma inspeção rápida, uma vez que os sintomas podem surgir apenas durante sessões de jogo prolongadas.
Risco de defeitos ocultos e redução da vida útil
Uma PS5 usada pode ter sido submetida a reparações ou modificações não autorizadas que podem comprometer a sua funcionalidade. Isto pode ir desde peças trocadas até ao jailbreak, causando potencialmente instabilidade ou incompatibilidade com futuras actualizações.
Embora isto seja menos provável se estiver a comprar a um amigo, vale a pena ter em conta quando comprar em plataformas como a Craiglist, o Facebook Marketplace ou sites semelhantes.
Os produtos electrónicos, incluindo as consolas de jogos, têm um tempo de vida útil finito. Enquanto uma consola nova pode durar mais de 6-8 anos com os devidos cuidados, uma consola usada pode ter apenas alguns anos de vida, dependendo da sua utilização anterior. Por isso, as poupanças numa PS5 usada que já tem 3-4 anos podem não ser tão grandes como parecem.
Garantia do fabricante inexistente ou limitada
A Sony fornece normalmente uma garantia de um ano com uma PS5 nova. Cobre tudo desde defeitos de fabrico a falhas de hardware que possam surgir durante esse período. Esta garantia oferece paz de espírito, sabendo que, se algo correr mal, tem o apoio do fabricante para reparar ou substituir a sua consola sem custos adicionais.
No entanto, quando compra uma PS5 usada, é provável que a garantia original tenha expirado. Ou então esteja prestes a expirar, deixando-o sem proteção contra defeitos ou falhas. As reparações sem cobertura da garantia podem ser bastante dispendiosas. Entretanto em alguns casos, as despesas com a reparação de problemas podem mesmo ultrapassar as poupanças obtidas com a compra de uma consola usada, tornando-a um investimento potencialmente arriscado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!