Se comprar um smartphone em 2025 terá de pagar mais!

Existem várias coisas que podem influenciar o preço de um smartphone Android. Claro que um dos fatores principais passa pelo estado da economia em geral. No entanto, o preço dos componentes é algo também muito importante. Dito isto, parece que os processadores e mais concretamente do Snapdragon 8 Gen 4 será mais alto em relação ao Snapdragon 8 Gen 3 utilizado na maioria dos topos de gama Android. Isto significa que quem comprar um smartphone em 2025 terá de pagar mais!

Se comprar um smartphone em 2025 terá de pagar mais!

A Qualcomm revelou ao site AndroidAuthority.com no Snapdragon Summit que o seu próximo processador Snapdragon 8 Gen 4 poderia ter um aumento de preço em relação ao atual Snapdragon 8 Gen 3. Entretanto parece que esse aumento será mesmo substancial!

Snapdragon 8 Gen 4

O Digital Chat Station, um conhecido leakster, afirmou no Weibo que o preço do Snapdragon 8 Gen 4 (com o número de modelo SM8750) vai “definitivamente aumentar significativamente”. A propósito disto um informador acrescentou que um fabricante poderá cancelar completamente o seu próximo telemóvel Pro devido ao aumento do preço. Não se sabe os valores exactos para o aumento, mas não deixam de ser más notícias para os fabricantes de smartphones Android topo de gama.

O processador é um dos maiores custos associados a um smartphone (juntamente com o ecrã e as câmaras), pelo que um aumento significativo nesta área poderá ter consequências profundas. Os fabricantes podem optar por responder a um aumento de preços como este de várias formas.

Uma das soluções mais comuns é os OEM aumentarem simplesmente o preço do dispositivo, transferindo o custo para os consumidores.

Mas a história diz-nos que os fabricantes também podem fazer cortes noutras áreas. Por exemplo, câmaras, qualidade de construção, ecrã se quiserem manter o mesmo preço. Poderemos também ver mais marcas a adotar chips como o Snapdragon 8s Gen 3 para não subirem o preço.

snapdragon, qualcomm, comprar um smartphone em 2025

De qualquer forma, esta não seria a primeira vez que a Qualcomm apostaria num grande aumento de preço para seus chips de última geração. O Snapdragon 865 de 2020 chegou com um modem 5G externo, e isso supostamente teve um custo significativo.

Entretanto a boa notícia é que o Snapdragon 8 Gen 4 será o primeiro chipset de smartphone com a tecnologia de CPU Oryon personalizada da Qualcomm. Isto promete um grande salto no desempenho em relação aos iPhones da Apple. Portanto, os consumidores que se preocupam com o desempenho máximo podem querer considerar smartphones com este chipset.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados