Apesar de estarmos em 2025, muitas pessoas ainda optam por monitores de 1080p para os seus computadores. Mas será que ainda faz sentido? Já passou da altura de adotarmos o 4K como a resolução padrão para os ecrãs de computador, pois um monitor 4K vale claramente o investimento. Assim vale mesmo a pena comprar um monitor 4k em 2025 e já lhe explicamos porquê.
Comprar um monitor 4K em 2025 é a melhor opção
Atualmente, é difícil encontrar uma televisão que não seja 4K. Ainda existem alguns modelos de 1080p, mas os televisores 4K tornaram-se tão acessíveis que não há grande motivo para escolher resoluções mais baixas.
A maior parte das câmaras modernas grava em 4K, os smartphones capturam vídeos nesta resolução (e alguns até em 8K), e grande parte do conteúdo digital que consumimos já é produzido em 4K. Além disso, muitos portáteis vêm equipados com ecrãs 4K. Em suma, o 4K tornou-se o padrão na maioria dos dispositivos em 2025.
Tendo em conta esta evolução, faz sentido que também os monitores de computador acompanhem esta tendência. Embora o 1080p e o 1440p ainda tenham utilidade em algumas situações, para a maioria das tarefas diárias, o 4K deveria ser a nova norma.
Mais Espaço e Melhor Qualidade de Imagem com um Monitor 4K
Porque é que o 4K deveria ser o padrão nos monitores de computador? Uma das principais razões é a maior área de trabalho disponível.
Com um monitor 4K, pode escolher a escala que mais se adapta ao seu gosto, seja 150% (a predefinição do Windows), 125% ou até 100%. Independentemente da opção escolhida, terá sempre mais espaço no ecrã para organizar janelas e aplicações.
Além de proporcionar mais espaço no ecrã, os monitores 4K oferecem uma densidade de píxeis muito superior, o que resulta numa imagem mais nítida e detalhada. A densidade de píxeis tem um impacto direto na qualidade de imagem. Ou seja, quanto mais elevada, mais definidas serão as imagens e os textos.
Atualmente, muitos vídeos do YouTube já são carregados em 4K, e a maioria dos serviços de streaming disponibiliza conteúdo nesta resolução. Se usar um monitor de menor resolução, não conseguirá tirar total partido dessa qualidade, pois o ecrã simplesmente não tem píxeis suficientes para exibir todos os detalhes.
Monitores 4K Estão Mais Acessíveis e Fáceis de Usar
Existe a ideia de que os monitores 4K são extremamente caros. E embora alguns modelos topo de gama tenham preços elevados, há opções acessíveis para quem quer adotar esta resolução.
Além disso, praticamente todos os computadores modernos conseguem suportar pelo menos um monitor 4K. Algumas placas gráficas e sistemas até permitem o uso de múltiplos monitores 4K ou mesmo de resoluções superiores, como 8K.