Há alguns meses, a Google começou a experimentar as notas do YouTube. Semelhante às Notas da Comunidade do Twitter, a funcionalidade de verificação de factos foi concebida para chamar a atenção para a desinformação nos vídeos publicados na plataforma. Para aumentar a eficácia da ferramenta, a Google está agora a convidar mais utilizadores a deixar notas nos vídeos do YouTube que estão a ver.
Vai poder deixar notas nos vídeos do YouTube que está a ver
De acordo com vários Tweets, o YouTube tem vindo a convidar mais espectadores a deixar notas na sua plataforma. Quando um utilizador elegível envia uma nota, o YouTube encaminha-a para um avaliador externo. Se for aprovada, a nota aparecerá por baixo do vídeo em causa – quer se trate de um documentário com qualidade no YouTube ou cinco minutos de disparates.
Tal como acontece com a funcionalidade Notas da comunidade do Twitter, os espectadores também podem classificar as notas visíveis no YouTube após a aprovação do avaliador. Assim podem marcá-las como úteis, algo úteis ou inúteis e deixar um comentário a justificar a sua escolha.
Quando for elegível para apresentar notas, a empresa deve notificá-lo por email. Alguns dos critérios de elegibilidade incluem ter um canal ativo que siga as diretrizes do YouTube e ter o idioma definido para inglês.
Eis o que diz o convite:
“Estamos a convidá-lo para experimentar uma nova funcionalidade do YouTube que lhe permite adicionar notas úteis aos vídeos. Essas notas fornecerão informações adicionais e criarão uma comunidade do YouTube mais bem informada.
Como funciona: Quando encontrar um vídeo que possa ser confuso ou impreciso, pode enviar uma nota para o esclarecer. As suas contribuições serão revistas por outras pessoas com um vasto leque de opiniões para garantir a sua qualidade e utilidade antes de serem adicionadas ao painel de informações por baixo do vídeo. Juntos, podemos tornar o YouTube ainda mais útil para todos”.
Dada a desinformação generalizada nesta era, as notas do YouTube são certamente uma adição bem-vinda à plataforma. Embora a funcionalidade possa não eliminar completamente os vídeos que destacam notícias falsas, pelo menos chama a atenção para elas e informa os espectadores. Afinal, muitas pessoas acreditam cegamente em tudo o que lêem ou vêem na Internet, e estas notas devem, pelo menos, oferecer-lhes alguma orientação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!