As cassetes estão vivas e pode comprar em Portugal! Sabia?

Na semana passada falámos na Leak da razão para alguns computadores antigos utilizarem cassetes. Foram uma alternativa crucial de armazenamento às disquetes nos primeiros tempos da informática. A utilização de uma cassete, normalmente associada à música, para armazenar dados de computador pode parecer bizarra, mas o princípio era extremamente simples. Ora com o aparecimento dos CDs e de outras tecnologias digitais estes sistemas passaram para segundo plano. No entanto a verdade é que se trata de um mercado que está mais vivo do que nunca. Na maioria dos casos graças ao Spectrum que foi para mim e continua a ser um dos melhores computadores do mundo. Mas igualmente interessante é que as cassetes estão vivas e pode comprar em Portugal.

As cassetes estão vivas e pode comprar em Portugal! Sabia?

Portugal e Brasil são sem dúvida dos grandes exemplos de que as cassetes estão vivas e de boa saúde, sobretudo no que diz respeito aos jogos. Prova disso é que até existe uma empresa que dá cartas no que diz respeito à produção de novos jogos para Spectrum e não só na adaptação de alguns antigos.

comprar cassetes em Portugal
Jogo TCQ da Teknamic

Ainda faz sentido vender e produzir cassetes?

Sem dúvida nenhuma. Como referi acima existem empresas que continuam a produzir jogos e dos bons. De facto, computadores como o Spectrum não estão mortos. Estão melhores do que nunca e nem falo apenas das novas edições como o ZX Spectrum Next. Há jogos excelentes praticamente acabados de sair no mercado e que dão uma nova vida a estas máquinas.

Uma empresa que ainda produz jogos e que é um exemplo no mercado

Um bom exemplo de uma empresa que produz estes jogos tem dois nomes. Teknamic Software para Portugal e Bitnamic Software para o Brasil.

A Teknamic trata-se de uma editora independente localizada em Portugal e nasceu em 2020. Dedica-se sobretudo a lançar novos jogos para microcomputadores como o ZX81, ZX Spectrum, MSX, Apple II e outros.

Um dos objetivos como está referido na página oficial é incentivar a criatividade dos programadores e promover a produção de jogos no Brasil e em Portugal e a sua publicação na Europa. O mais interessante disto tudo é que distribuem os jogos em suportes originais utilizados na época, como cassetes, disquetes, cartuchos e CD-ROM.

Um aspecto interessante é que mesmo fazendo jogos para plataformas antigas conseguem ganhar prémios em feiras de jogos. Foi o que aconteceu com Alien Holocaust II: Invasion Earth. Ganhou o prémio de Melhor Jogo Indie na feira brasileira BGS 2023.

Outro pormenor interessante é o cuidado que têm na concepção dos jogos e capas utilizando até formas inovadoras de apresentar os cartuchos e as cassetes. Ora isto leva-nos à empresa portuguesa que continua a produzir cassetes e outros suportes.

Edisco

A Edisco é uma empresa que está no mercado desde 1979. Isto faz dela a editora mais antiga do país ainda em funcionamento. São especialistas na duplicação de CD/DVD e na produção de CDs personalizados também para a área medica e cassetes áudio.

comprar cassetes em PortugalEntretanto disponibilizam diversos tipos de cassetes diferentes o que torna a oferta ainda mais interessante.

comprar cassetes em Portugal

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Edisco.

Entretanto esta empresa abriu uma loja online que pode utilizar para comprar cassetes dos mais variados estilos. Chama-se Blanktape e está disponível aqui.

Isto é sem dúvida uma prova de que as cassetes estão vivas e de boa saúde. Com o passar do tempo é certo que esta febre do retro ainda irá aumentar, sobretudo porque é algo que está também a ser recebido pelas novas gerações.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.