Especial – Componentes de PC a ter debaixo de olho para o Black Friday

sdr

Depois de um ano em que os preços das placas gráficas foram um autêntico pesadelo, em que a memória RAM e o armazenamento SSD também não ajudaram nada… E que até a Intel teve pela primeira vez nos últimos 10 anos, problemas muito graves de produção nas suas linhas.

Eis que chega a Black Friday! Tradicionalmente, as grandes lojas da especialidade em Portugal, não só aproveitam esta sexta feira para fazer alguns descontos, como ainda dão azo à imaginação, ao prolonga-la durante toda essa semana.

É uma das melhoras alturas do ano para fazer uma boa atualização à nossa máquina, ou quem sabe… Construir uma nova de raiz!


Leia também o nosso artigo:


Placas gráficas NVIDIA GTX 1000/AMD Radeon RX 500

A NVIDIA lançou finalmente a sua nova geração de placas gráficas, baseadas na arquitetura ‘Turing’, as RTX 2000… No entanto, existe ainda uma imensidão de stock de placas gráficas da geração anterior, baseada na arquitetura ‘Pascal’, as GTX 1000.

Afinal de contas, não é por acaso que a NVIDIA lançou apenas 3 modelos topos de gama! Deixando para trás o segmento mais lucrativo, o de gama média.

A razão é simples… Existe ainda uma grande quantidade de placas GTX 1060/GTX 1050 e GTX 1050 Ti, já para não falar na ainda muito poderosa GTX 1080.

Em paralelo, temos ainda a AMD com a sua linha de placas gráficas RX 500, que depois de terem sido uma espécie rara nas prateleiras das lojas da especialidade devido ao mining, agora estão a ganhar pó.

Isto, já para não falar, que aparentemente a AMD está a preparar o lançamento de uma nova RX 590, diminuindo ainda mais o ‘appeal’ dos modelos antigos.

Em suma, é provável que todas estas placas sofram descontos muito bons no Black Friday, de modo a limpar o exagerado stock.

Processadores AMD Ryzen 2000

A AMD voltou ao ataque com os seus processadores Ryzen em 2017, continuando a sua aposta em 2018 com a segunda geração.

No entanto, o tempo não pára, e apesar destes processadores nunca terem sido ‘caros’, a AMD já prepara a terceira geração baseada na arquitetura Zen 2 para lançamento no início do próximo ano.

E assim, é bem provável que a atual geração seja alvo de vários descontos!

Nomeadamente os modelos mais potentes, como o Ryzen 5 2600/2600X e Ryzen 7 2700/2700X! De modo a capitalizar nas atuais dificuldades da Intel, ‘roubando’ quota de mercado à rival.

Motherboards AMD B450/X470

Gigabyte X470 Aorus Gaming 7

Da mesma maneira que os processadores mais recentes da AMD deverão ser alvo de alguns descontos. É também provável que as motherboards que acompanharam o seu lançamento, sejam boas candidatas para desconto.

Afinal de contas, no início do próximo ano, vamos ter novos processadores. E com os Ryzen 3000, vamos também ter novas motherboards.

Motherboards AMD B350

Asus ROG Ryzen Mini-itx Motherboard

Como deve saber, uma das maiores vantagens dos processadores AMD, é a retro-compatibilidade entre gerações.

Se por acaso comprou um sistema AMD Ryzen em 2017… Pode com toda a facilidade trocar de processador para um da segunda geração! Sem trocar mais nada no seu sistema.

Mas isto não quer dizer que a AMD não tenha lançado novas motherboards! Porque logo após o lançamento dos Ryzen 2000, a empresa lançou as novas boards B450 e X470.

O que quer dizer, que várias lojas estão ‘desertinhas’ para despachar as antigas B350, sendo o Black Friday a altura ideal para o fazer! Se por acaso, tiver um orçamento apertado, pode ser uma excelente oportunidade de atualização.

Afinal de contas, parece que a AMD vai manter o mesmo socket AM4 até 2021!

Memória RAM

Componentes de PC

Como disse em cima, a memória RAM DDR4 tem estado cara, muito cara mesma… No entanto, é algo bastante normal neste segmento de mercado! O preço sobe, devido ao aumento da procura, e depois desce devido ao brutal aumento da oferta!

Exatamente o que está a acontecer atualmente. Por isso, é provável que na Black Friday, os preços fiquem bastante mais aliciantes numa mão cheia de modelos.

SSD

Componentes de PC

Similarmente à memória RAM, os discos SSD também estão em franca descida de preço.

E como deve saber, este é um dos componentes mais importantes! (Especialmente se quiser dar uma nova vida ao seu PC ou portátil do dia a dia.)

É provável que algumas marcas/lojas façam excelentes descontos neste tipo de armazenamento.


Nota do Redator – Acho difícil qualquer desconto em processadores Intel, devido às dificuldades de produção e aumento dos preços nos últimos meses nos produtos da marca.

Contudo, vou tentar informar-me e irei atualizar este tópico assim que houver novidades.

Componentes de PC


Se tiver algumas sugestões para a lista, fale connosco nos comentários em baixo!