Como é viver com um Renault 5? Saiba aqui!

Renault 5 elétrico: o carro do ano? Depois de 3 semanas, digo que sim!

Na minha opinião, o Renault 5 é o carro do ano. Mais do que isso: é o carro que vai abrir a porta da mobilidade elétrica a muita gente, tanto em Portugal, como no resto da Europa. Tudo isto porque não complica, é bonito, divertido e tem identidade. Inspira-se num ícone do passado e devolve alma ao mercado, algo que na minha opinião falta à grande maioria dos elétricos que hoje encontramos nos stands, ou até nas nossas estradas.

Duto tudo isto, depois do evento de apresentação e de um primeiro ensaio de 5 dias no início do ano, tive agora a oportunidade de andar com o Renault 5 durante 3 semanas no meu dia a dia.

O objetivo era simples, e na minha cabeça fazia todo o sentido! Perceber se este é um carro que serve para quem precisa dele como ferramenta de trabalho e também para lazer.

No meu caso, falamos de um uso típico de ir às compras, ao padel, ao ginásio, ou nos dias mais complicados, Salvaterra de Magos e Lisboa, ida e volta, sempre com a autonomia em mente.

Bateria, autonomia e carregamentos

A versão testada tem uma bateria anunciada para cerca de 400 km em percurso misto, graças à sua bateria de 52kWh. Na prática, não chega lá, mas também não fica muito longe.

Ou sejja, em condução citadina e tranquila, acredito que seja possível aproximar-se bastante desse número. O que é obviamente uma excelente notícia.

Nos meus 2000 km percorridos durante o teste, fiz uma média de 15,8 kWh/100 km. Traduzido para percursos reais: Lisboa ficava a 15% de bateria, Salvaterra mais 15%. Ou seja, ida e volta gastava cerca de 30%. Isto permitia fazer três viagens completas sem carregar todos os dias, e ainda sobrava margem para ir ao café ou ir buscar o pão.

É assim um carro que, para um uso algo exigente, dá algum sossego. Aliás, mesmo que não tenha wallbox em casa para carregamentos mais rápidos, um carregador portátil de 10A (2,2 kWh) faz o serviço sem stress. Por exemplo, numa noite de 10 horas, o carro recupera 22 kWh. É simples, prático e não gera complicações.

Nos custos, a diferença é brutal.

Cada viagem Salvaterra–Lisboa–Salvaterra ficava em 2.55 €, graças à tarifa bi-horária e ao apoio de painéis solares. Num carro a gasolina, nunca gastaria menos de 10€ no mesmo trajeto.

Estamos assim a falar de uma poupança diária de 7.45 €, que rapidamente se transforma em 164€ por mês. Multiplica isso por 12 meses e tens um número que muda a vida a qualquer pessoa.

A condução?

Aqui está uma das grandes surpresas! O Renault 5 não se conduz como um típico elétrico!

Pequeno e mais leve, transmite uma sensação de agilidade rara no mundo dos carros 100% elétricos.

Mesmo a puxar pelo modo desportivo, mantém-se estável, apontado e divertido. A forma como entra em curva lembra mais um kart do que um carro familiar. É daqueles que arranca sorrisos em quem gosta de conduzir.

Óbvio que também mostra limitações, não fosse um carro com uma bateria gigante no seu centro de gravidade. Ou seja, em estradas irregulares ou lombas sente-se mais seco, mas isso é esperado.

Ainda assim, o chassis está muito bem afinado e, na minha opinião, a experiência de condução é superior à do novo Renault 4, que partilha a mesma base.

Espaço e estilo

Espaço nunca foi o forte do R5, e aqui não há obviamente milagres.

(ensaio) renault 5 - o pequeno elétrico que espalha magia!

É um carro de 5 lugares, mas atrás de um condutor com 1.90 m, só uma criança ou um adulto pequeno consegue viajar. A bagageira também não impressiona. Mas, como deve imaginar, este nunca foi o foco do modelo.

Já no estilo, continua a ser um caso à parte!

Apesar de já não ser novidade, o Renault 5 ainda atrai olhares por onde passa. Durante estas semanas, houve quem me pedisse para entrar, ver por dentro e até dar uma voltinha. O interesse mantém-se vivo, e isso mostra o impacto do carro no mercado Europeu, especialmente no Português.

Vale a pena?

Sim!

O Renault 5 é bonito, ágil, divertido e acessível dentro do universo elétrico. Não é o mais rápido nem o mais espaçoso, mas é daqueles carros que conquistam pelo carácter, e pela qualidade que apresenta em todos os aspetos que realmente contam.

Com preços a partir dos 25 mil euros, é natural que as versões mais interessantes custem alguns milhares a mais. Mas faz todo o sentido ir a um stand, experimentar e matar a curiosidade.

O R5 não é apenas mais um elétrico. É o elétrico!

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A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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