Ligue-se a nós

Empresas

Como aplicar a Inteligência Artificial de modo eficaz nas empresas?

Bruno Fonseca

Publicado a

A partir do momento em que as empresas entraram em contacto com a Inteligência Artificial (IA), tornou-se ainda mais importante saber como esta tecnologia pode ser aplicada no quotidiano das empresas de forma ética e eficaz, tendo em conta o aumento das preocupações tanto dos colaboradores como dos consumidores.

Atualmente, o desafio passa por desviar a conversa da Inteligência Artificial enquanto possível ameaça para os seres humanos e encorajar as empresas a abordarem a referida tecnologia enquanto complemento das capacidades dos seus trabalhadores.

Este processo deve começar pelos líderes empresariais que devem definir os princípios éticos orientadores do desenvolvimento da Inteligência Artificial nos seus departamentos, empresas, indústrias e setores específicos, trabalhando em estreita colaboração com os peritos em Inteligência Artificial, para que esta seja eficazmente implementada nas empresas.

Neste contexto, a Sage desenvolveu os quatro pilares básicos da aplicação desta tecnologia como fonte de crescimento empresarial:

Introdução de diretrizes corporativas relacionadas com a Inteligência Artificial e um enquadramento ético para a sua aplicação. As empresas devem desenvolver e rever as referidas diretrizes, tendo os governos o papel de reguladores para apoiar setores específicos na implementação das melhores práticas.

Desmistificar a tecnologia e partilhar a responsabilidade para uma implementação bem-sucedida da mesma. A este respeito, no quadro das organizações, é necessário contar com especialistas externos que possam ajudar a explorar as opções que a IA oferece em função das necessidades da empresa.

Promover a confiança de colaboradores e empresários na Inteligência Artificial. Enquanto as empresas devem manter as suas partes interessadas a par dos seus avanços e objetivos no que respeita ao uso da IA, os governos devem realizar campanhas de sensibilização para reduzir a inibição face à tecnologia na vida quotidiana.

Integrar a IA no desempenho das forças de trabalho. Os departamentos de Recursos Humanos deverão integrar o uso de dados nos seus processos, de modo a monitorizar as exigências do mercado de trabalho e as capacidades dos possíveis futuros empregados.

Por parte das administrações, deverá assegurar-se que os jovens terminam a sua formação com o conhecimento e capacidades suficientes em matéria de Inteligência Artificial que lhes permitam uma integração competitiva no mercado de trabalho.

“O perigo de banalizar e “criminalizar” a IA está a impedir-nos de explorar o amplo leque de possibilidades que esta tecnologia oferece às empresas. É fundamental abordar as questões éticas que a sua implementação implica. Enquanto empresa adaptada a esta tecnologia, é nossa responsabilidade facilitarmos o seu uso ao nossos parceiros, clientes e sociedade em geral”, afirma Kriti Sharma, vice-presidente de Inteligência Artificial da Sage.

“Estamos conscientes de que os mais de 3 milhões de empresas com que trabalhamos, em 23 países, podem beneficiar das vantagens da IA para aumentar a sua produtividade. Mas precisamos que a indústria e os governos ajudem a ultrapassar as incertezas éticas que esta tecnologia coloca e promovam a discussão sobre as suas vantagens e possibilidades”, conclui.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Comentários
PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Hardware5 horas atrás

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti!? Afinal que placa gráfica é esta?

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti!? Afinal que placa gráfica é esta? – Já escrevi alguns artigos sobre esta nova placa...

Hardware6 horas atrás

NVIDIA RTX 2060 vs GTX 1070 Ti – A nova placa ‘Turing’ impressiona!

NVIDIA RTX 2060 vs GTX 1070 Ti – A NVIDIA afirma que a sua nova GeForce RTX 2060 é mais...

Hardware7 horas atrás

Intel deixou os CPUs em segundo plano para apostar nas placas gráficas?

Como já deve saber, a Intel está a preparar-se para lançar a sua primeira placa gráfica dedicada já no próximo...

Jogos7 horas atrás

Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet

Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet – Depois do leak do fim de semana,...

Especiais8 horas atrás

As melhores configurações de PC para o mês de Janeiro de 2019

As melhores configurações de PC para o mês de Janeiro de 2019 – Como vos disse durante o fim de...

Android9 horas atrás

Mais um leak do Galaxy S10 revela tudo sobre o próximo topo de gama

Mais um leak do Galaxy S10 – Hoje é dia 20 de Janeiro, por isso, falta exatamente um mês para...

Leak10 horas atrás

Google leva multa de 50 milhões devido a violação do RGPD

Desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor tem havido um olhar mais atento à forma...

Auto11 horas atrás

Fazer ‘Supercharge’ a um Tesla vai ficar mais caro!

Se um conduz um Tesla, então prepare-se que temos novidades para si. A Tesla acabou de anunciar, que irá aumentar o...