Cinema a pagar mais? Se quiser ir ao teatro, ao futebol, ou a um concerto, rapidamente percebe que existem preços diferentes para lugares diferentes, por vezes, vastamente diferentes. Similarmente, dependendo do que vai ver, o preço também pode ser diferente (ver System of a Down, ou ver os DAMA, não vai custar o mesmo, não é verdade?)
Entretanto, no cinema, as coisas não têm sido assim! Pelo menos até agora, visto que o valor de cada bilhete tem sido tabelado, e por isso, quer esteja no melhor lugar da sala, ou coladinho ao ecrã a dar cabo do pescoço, o preço é exatamente o mesmo.
Estamos a falar disto porquê? É que alguns cinemas estão a experimentar mexer nos preços dos bilhetes. Tanto no campo dos lugares, como também no campo da ‘obra’ que vai ver. Consegue imaginar pagar mais para ver “Batman” do que para ver “Uncharted”? É exatamente isso que está a acontecer.
Ao fim ao cabo, a cadeia de cinemas AMC decidiu aumentar o preço dos bilhetes para a estreia de “The Batman”, mas só para este filme. Acha isto justo?
Cinema: Pagar mais dependendo do lugar… Ou do filme?
Portanto, no mundo dos cinemas, a verdade é que já existem preços diferentes consoante aquilo que vai ver. Mas o preço nunca dependeu do lugar, ou do filme que escolher. Depende sim do tipo de exibição.
Assim, se for ver um filme 2D tem de pagar um preço, se for ver 3D é um outro preço, e como é óbvio, se for ver IMAX, terá de pagar outro preço diferente, mais alto. (Nem vamos falar do 4DX, que é um preço simplesmente assustador.)
É exatamente por isso que esta estratégia da AMC parece ser um aproveitamento crasso de um filme que vai muito provavelmente ter sucesso. Uma estratégia que verdadeiramente mete medo. Será que faz sentido?
Afinal… Se resultar, pode ser uma estratégia adotada pela grande maioria das cadeias de cinema a nível mundial. O que na minha opinião pessoal, pode ser um novo prego no caixão do cinema. Ao fim ao cabo, apesar de, pessoalmente, adorar ir ao cinema, há muito que deixou de ser uma experiência amiga da carteira.
Assim, numa altura em que muitos utilizadores já preferem esperar para ver os filmes mais recentes no conforto da sua sala de estar, através dos muitos serviços de streaming de conteúdo multimédia, como é o caso da HBO Max, Disney+ ou Netflix (The Batman vai chegar à HBO dentro de 45 dias!), aumentar os preços, ou complicar ainda mais o sistema, pode ser um completo tiro no pé.
Em suma, a AMC decidiu aumentar o preço dos bilhetes para “The Batman”, em 1 dólar extra. Só para este filme, todos os outros preços continuam iguais. Curiosamente, esta mesma cadeia de cinemas que já optou por vender bilhetes a preços diferentes, consoante o lugar escolhido, em alguns países Europeus.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!