Google Chrome recebe melhor novidade de sempre nos vídeos!

O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo. No entanto, não é perfeito em tudo. Na era dos conteúdos multimédia e onde usamos vídeo para quase tudo, a aposta da Google tem uma fragilidade. Dito isto e ao contrário do que acontece com o Microsoft Edge, o Google Chrome consegue drenar rapidamente a bateria quando está a ver vídeos, quer esteja num portátil ou num tablet. Agora parece que esses dias vão chegar ao fim. Esta é uma questão realmente importante! Estamos na era da mobilidade e quanto mais a bateria durar, melhor é.

Google Chrome recebe melhor novidade de sempre nos vídeos!

Em 2017, um engenheiro da Google sugeriu que reduzir o “vsync” ao reproduzir vídeos em ecrã total podia economizar energia em nos portáteis. No entanto, esta questão foi amplamente ignorada. Mas agora um engenheiro da Google começou a trabalhar novamente numa correção.

Chrome vídeos

Dito isto, a Google confirmou que vai fazer algumas alterações na versão Windows para este efeito. Isto vai permitir que o DWM (Desktop Windows Manager) e o próprio sistema operativo reduzam o vsync quando o vídeo estiver em ecrã total. Isto vai reduzir significativamente a duração da bateria.

Em testes internos, o engenheiro do Google descobriu que o Chrome atualmente alterna entre SetFrameRate (30) e SetFrameRate (0) pelo menos uma vez por segundo e há “aproximadamente 24% de menos utilização do processador quando o vsync é reduzido para 30fps.

Tudo isto foi testado no Surface Pro 6 e os resultados foram muito positivos!

Entretanto um engenheiro da Microsoft também resolveu participar nisto e confirmou que isto pode fazer maravilhas. Para além de garantir uma melhor autonomia pode ainda contribuir para um maior desempenho.

Ainda não se sabe ao certo quanto é que esta melhoria vai chegar ao Chrome. No entanto, sabe-se que a equipa de desenvolvimento já está a trabalhar nela.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também