Inicio Android Europa perderia milhares de milhões de Euros ao banir a Huawei

Europa perderia milhares de milhões de Euros ao banir a Huawei

A Huawei tem estado nas bocas do mundo desde que em 2019 foi banida pela administração de Donald Trump… O problema é que o Presidente Norte Americano não ficou satisfeito ao ‘apenas’ retirar a gigante Chinesa do seu país, fazendo tudo por tudo para que os seus aliados também lhe seguissem as pisadas na implementação do hardware necessário para as redes 5G (isto já para não falar no corte de relações com outras empresas como a Google e TSMC, que são essenciais para a Huawei).

Pois bem, foi devido a este tipo de pressões que o Reino Unido decidiu voltar atrás, retirando a Huawei das redes de telecomunicação do seu país.

O que claro está, fez com que se levantasse uma onda de dúvidas relativamente ao 5G na Europa, visto que depois do Reino Unido, outros países poderiam tomar a mesma exata decisão. Contudo, um novo estudo vem agora apontar para uma perda de dinheiro muito significativa, a rondar os 40 mil milhões de Euros até 2035, caso toda os países se juntassem à decisão Inglesa.

Para ter noção do impacto local, Portugal poderia perder cerca de 63 milhões de euros por ano com a exclusão da Huawei das redes 5G, podendo significar uma redução do PIB em 2035 na ordem dos 500 milhões de euros.

banir a huawei

Portanto, a agência Oxford Economics decidiu estudar os custos de uma eventual exclusão da Huawei do desenvolvimento das redes europeias de quinta geração. Chegando rapidamente à conclusão que os impactos negativos poderiam ascender aos três mil milhões de euros anuais.

Isto representaria um aumento de 19% do custo anual associado aos investimentos de implementação da redes 5G! O que significa cerca de 63 milhões de euros por ano em Portugal. Isto enquanto na Alemanha o valor poderá ascender aos 479 milhões de euros anuais.

Entretanto, um atraso na implementação do 5G também potenciaria uma desaceleração da inovação tecnológica e uma redução no crescimento económico.

As conclusões da Oxford Economics são apresentadas no relatório “Restricting Competition in 5G Network Equipment throughout Europe”. Os investigadores referem que a infraestrutura digital desempenha um papel cada vez mais essencial para alavancar a economia. Especialmente durante esta fase de necessária recuperação económica pós-pandemia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Más notícias? Netflix vai ser mais cara em 2021!

Na minha opinião, o valor pedido pela subscrição da plataforma de streaming Netflix faz todo o sentido, tal é a quantidade e qualidade de...

Streamer da Twitch já vai com 1000h de live e ainda não parou!

Costuma-se dizer que os recordes foram criados para mais tarde serem batidos. O que leva, por vezes, várias pessoas ao limite. Gostam de se...

Quer um Windows 10 mais estável? Então tem de ler isto!

Alguns utilizadores gostam de ser os primeiros a instalarem todos os updates da Microsoft. No entanto, o que parece uma boa ideia pode transformar-se...

Novidade do Windows 10 vai aumentar a velocidade nos jogos!

A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade para o Windows 10 que vai ajudar a libertar recursos quando o computador perde velocidade ou...

Xiaomi Mi 10T Lite: as revelações antes do lançamento oficial!

A Xiaomi está preparada para apresentar ao mundo a nova gama de dispositivos Xiaomi Mi 10T. A propósito disto já conhecemos os nomes e...