Quando navegamos na Internet a velocidade é uma coisa muito importante. No entanto, em alguns casos, não se garante apenas pela ligação que temos. É que o browser que estamos a utilizar também influencia e muito isto. Entretanto a propósito disto o Chrome acaba de bater um grande recorde face ao Safari. É que está confirmado como o browser mais rápido, tanto nos computadores da Apple, como em quase todas as versões do Chrome.
Chrome acaba de bater um recorde! Vai mudar de browser?
Os testes do Speedometer começaram em 2014 e medem o desempenho baseado numa utilização real feita pela pessoa com os vários sites que visita. De facto, tornou-se num standard para medir o desempenho tanto ao nível dos browsers como do hardware. Ora com a versão 2.0 que ainda é mais minuciosa o resultado mais rápido pertencia ao Safari a correr num MacBook Pro com chipset M1 Max. Atingiu os 277 pontos. No entanto com o lançamento da versão M99 do Google Chrome foi batido um recorde e ultrapassada a meta dos 300 pontos.
A Google atribui esta nova pontuação a uma pequena lista de mudanças. Assim sejam elas quais forem o que é certo é que conseguiu-se um aumento de velocidade de cerca de 7% em relação ao Safari. Se considerarmos o desempenho gráfico este valor cresce para 15%.
Curiosamente até às melhorias mais antigas no Chrome tiveram impacto! De acordo com a Google o compilador Sparkplug V8 que chegou no ano passado acelerou as operações Javascript em 23%.
Tudo isto foi testado num Mac e faz todo o sentido que o Speedometer 2.0 esteja a aproveitar todas as potencialidades do hardware da Apple para as coisas correrem ainda melhor. No entanto, isto também leva a um teste independente entre Safari e Chrome.
As mudanças abrangem várias plataformas
O Chrome no Android já carrega as páginas 15% mais rapidamente e arranca com 13% mais velocidade. No Windows também está tudo mais rápido. Isto por ter mudado a forma como lida com as janelas que estão escondidas por outras.
Entretanto é verdade que nem sempre conseguimos perceber isto. No entanto, o Chrome está definitivamente mais rápido em todas as plataformas e quem ainda não o está a utilizar, talvez valha a pena experimentar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!