Inicio Android Chrome para Android vai trocar velocidade por mais segurança

Chrome para Android vai trocar velocidade por mais segurança

Existem diversas aplicações que consomem mais ou menos memória. No caso dos smartphones Android, algumas das mais pesadas são os browsers. Afinal de contas precisamos deles a toda a hora para navegar na Internet e vamos acumulando muita tralha. De entre todas as apostas que estão disponíveis o Chrome é o mais utilizado, mas também um dos mais pesados. Agora o Chrome para Android vai ficar ainda mais pesado, mas é por um excelente motivo. A sua segurança! Na prática vai ocupar mais 3 a 5% dos recursos do seu smartphone.

Chrome para Android vai

Chrome para Android vai trocar velocidade por mais segurança

A nova atualização vai tornar o Chrome mais seguro, graças a uma novidade chamada isolamento de sites. Na prática, mantém sites diferentes afastados um dos outros, para impedir que hajam roubos de credenciais e não só, através de esquemas complexos. Ou seja, nenhum site terá a capacidade de comunicar com outro que esteja aberto num separador diferente.

O Chrome já faz isto na versão para desktop. No entanto, com os recursos da maioria dos computadores, o peso passa despercebido. Num telemóvel já é tudo mais pesado. Assim tudo funciona de outra forma. Na versão Android, o isolamento só é ativado quando um utilizador visita um site que exige uma palavra-passe para fazer login. Depois de entrar nesse site, o isolamento será ativado.

Este sistema está disponível em smartphones Android com pelo menos 2GB e que estejam a utilizar o Chrome 77. No entanto e uma vez que estão a ser realizados vários testes esta funcionalidade pode não aparecer em todos os smartphones. Entretanto, também está presente na versão beta 78 do Chrome.

Esta funcionalidade pode parecer mais uma, mas na realidade é das mais importantes para garantir a segurança dos nossos dados. Entretanto a Google já afirmou que vai otimizar este modo de Isolamento de Sites para que deixe de “comer” tanta memória. Enquanto isso não acontece resta trocar um pouco de velocidade por mais de segurança. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...