A Google está a disponibilizar novas funções de segurança no Chrome 91 e estas são mesmo importantes. Tudo porque têm como objetivo localizar downloads falsos e extensões perigosas. Estas novidades assentam no sistema de navegação seguro lançado no ano passado para garantir uma maior proteção contra sites de phishing.
Chrome 91 da Google recebe duas grandes novidades surpresa!
No que diz respeito às extensões do Chrome, o browser vai mostrar um aviso quando algo que instalou não é de confiança. Para ser de confiança, uma extensão necessita de ser de um programador que cumpra as políticas da Google e que esteja ativo há pelo menos alguns meses. Ou seja, os novos programadores não serão considerados logo de confiança como refere o site TheVerge.
Assim quando tentar descarregar uma extensão que ainda não merece o selo de confiança, o Chrome mostra uma janela a avisá-lo para prosseguir com cuidado. No entanto, há sempre a possibilidade de continuar com a instalação.
A Google diz que quase três quartos das extensões presente na Chrome Store são consideradas confiáveis. Atenção que não ser confiável não significa que uma extensão seja perigosa. No entanto, pode ter cometido alguma violação ou então pode ser um novo programador como referi acima.
Mas há outra bela novidade. É que o Chrome vai receber também uma nova função de análise para downloads suspeitos. No futuro, qualquer download que pareça suspeito vai para os servidores da Google para uma análise mais completa. Claro que este processo não é obrigatório. No entanto, é sempre uma camada extra de proteção e pode ser importante. Atenção que já existe uma verificação baseada em metadados, mas isto é diferente e será bem mais eficaz.
A Google afirma que estas funcionalidades chegam gradualmente ao Chrome 91, a versão lançada no final do mês passado.
O que acha destas novidades? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!