Chrome 91 da Google recebe duas grandes novidades surpresa!

A Google está a disponibilizar novas funções de segurança no Chrome 91 e estas são mesmo importantes. Tudo porque têm como objetivo localizar downloads falsos e extensões perigosas. Estas novidades assentam no sistema de navegação seguro lançado no ano passado para garantir uma maior proteção contra sites de phishing.

Chrome 91 da Google recebe duas grandes novidades surpresa!

No que diz respeito às extensões do Chrome, o browser vai mostrar um aviso quando algo que instalou não é de confiança. Para ser de confiança, uma extensão necessita de ser de um programador que cumpra as políticas da Google e que esteja ativo há pelo menos alguns meses. Ou seja, os novos programadores não serão considerados logo de confiança como refere o site TheVerge.

Assim quando tentar descarregar uma extensão que ainda não merece o selo de confiança, o Chrome mostra uma janela a avisá-lo para prosseguir com cuidado. No entanto, há sempre a possibilidade de continuar com a instalação.

Chrome 91 Google

A Google diz que quase três quartos das extensões presente na Chrome Store são consideradas confiáveis. Atenção que não ser confiável não significa que uma extensão seja perigosa. No entanto, pode ter cometido alguma violação ou então pode ser um novo programador como referi acima.

Mas há outra bela novidade. É que o Chrome vai receber também uma nova função de análise para downloads suspeitos. No futuro, qualquer download que pareça suspeito vai para os servidores da Google para uma análise mais completa. Claro que este processo não é obrigatório. No entanto, é sempre uma camada extra de proteção e pode ser importante. Atenção que já existe uma verificação baseada em metadados, mas isto é diferente e será bem mais eficaz.

A Google afirma que estas funcionalidades chegam gradualmente ao Chrome 91, a versão lançada no final do mês passado.

O que acha destas novidades? Conte-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

Pandemia trouxe oportunidades para empresas de tecnologia!

Caso não saiba, a pandemia COVID-19 representou um desafio para o sistema socioeconómico global. Afinal, depois de passado o temor inicial, começaram (e ainda...

Produção de chips vai ser demasiada em 2023. Queda de preços?

Segundo a IDC, o mercado de semicondutores vai crescer 17.3% durante o ano de 2021! Um número muito superior ao do ano passado, que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!