Chrome 82 chega com uma grande novidade nos downloads!

Desde 2019 que a Google tem tentado melhorar a segurança de quem diariamente pesquisa as mais variadas coisas na Internet e a utiliza para trabalhar. Assim, faz sentido que a primeira parte do plano seja, de facto, permitir apenas o download de conteúdo seguro em ligações HTTPS no Chrome.

No entanto, parece que isto não chega para manter os utilizadores protegidos e seguros. É que depois do Chrome 80 ter dado uma completa machadada nos cookies, parece que chegou a altura de tomar medidas ainda mais radicais.

Dito isto, sabemos que o próximo grande passo da Google será bloquear por completo o download de ficheiros inseguros, como imagens ou scripts em páginas HTTPS. Mas há mais…

A partir da versão Chrome 82 os downloads inseguros vão deixar de ser permitidos!

A versão Chrome 82 que será lançada em Abril deste ano, começará por alertar quais os downloads potencialmente perigosos que um determinado utilizador esteja a tentar executar. Na prática, é quase o mesmo que acontece neste momento quando tentamos aceder a um site e o nosso antívirus informa que a mesmo não é seguro. Ainda assim, permite-nos aceder à mesma caso queiramos.

No entanto, isso deixará de ser possível nas novas versões que se seguirão ao Chrome 82. Bloqueando por completo todos e quaisquer downloads que possam representar algum tipo de risco de segurança para os dados pessoais dos utilizadores.

Para além disso, a empresa de Mountain View já revelou que irá implementar estas medidas de segurança nas plataformas desktop, Windows, macOS, Chrome OS e Linux numa primeira fase. Isto porque segundo eles, tanto os Androids como os dispositivos IOS tem sistemas de segurança de dados mais evoluídos e até mais seguros.

Chrome Downloads


Chrome 80 chega hoje e vai dar uma machadada nos Cookies


Todas estas medidas mais radicais começarão a ser implementadas apenas na versão Chrome 83. Portanto até lá, muitos serão os sites convidados para se mudar para as ligações HTTPS.

Gostou do que leu? O que acha de poder apenas executar Downloads seguros a partir do Chrome? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. 

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário