Chrome 121 revela o poder da inteligência artificial. Atualize já!

Já há várias plataformas da Google que estão a beneficiar com a ajuda da inteligência artificial. Agora foi a vez desta tecnologia se afirmar a sério com o lançamento do Chrome 121. De facto, as mudanças que estão a ser introduzidas podem ter um impacto na forma como navega na Web.

Chrome 121 revela o poder da inteligência artificial. Atualize já!

Organizar separadores semelhantes

Os grupos de separadores do Google Chrome são úteis para aqueles momentos em que mergulha numa maratona de pesquisa e dá por si com mais separadores abertos do que sabe o que fazer. O único problema é que para ter as coisas organizadas tem de adicionar manualmente os separadores aos grupos, e isso acaba por ser tão complicado como fazer malabarismos com várias janelas abertas cheias de separadores relacionados.

O Chrome 121 apresenta um novo e prático utilitário de IA que vimos em desenvolvimento, chamado Organizador de separadores. Assim pode colocar os separadores em grupos automaticamente. Isto é particularmente útil se estiver a pesquisar vários tópicos ao mesmo tempo. A interface de utilizador também é intuitiva: basta clicar com o botão direito do rato num separador e escolher “Organizar separadores semelhantes” para que a IA possa organizar a confusão. Não se sabe se isto vai chegar ao Android em breve, onde os grupos de separadores também existem, mas temos esperança.

Personalizar o Chrome

O Chrome 121 permite-lhe agora criar o seu próprio tema de browser personalizado utilizando IA. Muito parecido com a função de papéis de parede em smartphones Pixel, utiliza o modelo de difusão de texto para imagem do Google para gerar imagens que se adequam a uma cor, assunto, estilo ou humor.

Para experimentar, basta ir ao novo e melhorado menu Personalizar do Chrome, selecionar Alterar tema e, em seguida, Criar com IA.

Ajuda-me a escrever

A funcionalidade Ajuda-me a Escrever que poderá já ter utilizado no Gmail estará em breve disponível em toda a Internet, agora que a Google a está a integrar no Chrome.

A partir do próximo mês, poderá realçar um segmento de texto que tenha escrito. Depois clicar com o botão direito do rato e acionar a função “Ajude-me a escrever”. Isto para utilizar o texto como um prompt. A partir daí, diga-lhe a extensão e o tom que pretende e veja como a IA da Google escreve uma mensagem personalizada. Tudo com base nos seus parâmetros. Tal como vimos noutros produtos, esta é uma das melhores utilizações da IA generativa.

Entretanto com a exceção do Ajuda-me a escrever, todas estas funcionalidades de IA estarão disponíveis no Chrome 121, que está agora a chegar ao canal estável.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.