China esgotou máquinas (usadas) para produção de semicondutores

Felizmente ou infelizmente, parece que as tensões entre a China e Estados Unidos vieram para ficar, isto mesmo com uma nova administração no lado Americano. Por isso, as empresas tecnológicas Chinesas estão agora a optar por tecnologias mais antigas, de forma a fugir das muitas imposições e sanções Norte Americanas.

Afinal de contas, como deve saber, várias fabricantes ficaram mesmo com a corda ao pescoço com as sanções Americanas, onde claro está, temos de salientar a Huawei.

Contudo, ao que tudo indica, a China parece não precisar de estar na vanguarda tecnológica, pelo menos em todas as aplicações. Por isso, está agora a virar-se para hardware de produção de semicondutores, que na opinião de muitos especialistas, está completamente obsoleto.



China está a comprar máquinas usadas para produção de semicondutores

7nm, tsmc

Portanto, além das tensões entre a China e os Estados Unidos, o mundo está também a lidar com uma escassez nunca antes vista de semicondutores (de quem é a culpa? do COVID! mas já falaremos sobre isso). O que claro está, também resultou num aumento na procura por material de produção de semicondutores, que em alguns casos, está a apanhar pó em armazéns há vários anos.

Equipamento esse que na opinião de vários especialistas, está completamente obsoleto, e que não tem qualquer valor de mercado… Ainda assim, está a ser vendido a preços incríveis, com algumas máquinas a chegar ao milhão de dólares.

Para ter noção do que está a acontecer, a China está a comprar 90% de todo o stock de produção litográfica. Maquinaria essa, que na maioria das vezes, apenas é capaz de oferecer wafers de 200mm, em vez dos mais modernos processos que oferecem wafers de 300mm. A procura é tão alta, que algumas empresas (como a Canon), voltaram a lançar equipamento pensado para processos de 200mm, 9 anos depois de os ter removido do mercado.

Entretanto, apesar de ser uma jogada estranha, o caminho para resolver os problemas de stock e produção pode estar mesmo escondido nesta estratégia. Afinal de contas, nem todos os produtos precisam de ser baseados na melhor e mais avançada tecnologia do mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!