Chegou o novo WordPress 5.0: é realmente seguro mudar?

O WordPress é uma dos gestores de conteúdos mais utilizados em todo o mundo. De facto, é uma plataforma fantástica. Há alguns anos, enquanto a Leak.pt dava os primeiros passos como Reviews.com.pt, apostei no Joomla por ser bastante completo. No entanto com o passar dos tempos, rendi-me ao WordPress. É fácil de utilizar, muito elástico e sobretudo funciona. Agora eis que foi lançada uma nova versão deste sistema. Eis o que muda no WordPress 5.0.

Wordpress 5.0

WordPress 5.0: Uma das maiores atualizações dos últimos anos

A atualização mais recente é uma das maiores dos últimos anos, adicionando um novo editor baseado em blocos que oferece uma “experiência de edição simplificada”. No fundo, para quem conhece o sistema, é uma espécie de WPBackery que permite montar as páginas de um modo bastante mais simples.

O editor Gutenberg que até já estava disponível em versões anteriores, coloca cada parte do conteúdo no seu próprio bloco. Assim os utilizadores podem escolher de uma forma mais eficaz como querem apresentar a informação. Isto é ideal para quem gosta de apresentar páginas e artigos muito diferentes dentro do próprio site.

Os blocos incluem parágrafos, imagens, galerias, citações, áudio, listas, incorporações e muito mais.

Na nova versão vai poder utilizar o editor clássico: mas não para sempre!

A nova versão ‘Bebo’ do WordPress que foi buscar o nome ao músico cubano de jazz Bebo Valdés, permite ainda que os utilizadores continuem a utilizar a versão antiga. No entanto as coisas não são assim tão simples. Se quer ficar com o Editor Clássico, tem de instalar um plugin que será suportado até dezembro de 2021. Download disponível aqui.

Outras novidades dão conta da compatibilidade com o PHP 7.3, suporte para a internacionalização de JavaScript e o novo tema Twenty Nineteen, que revela o poder do novo editor.

O WordPress 5.0 já está disponível para atualização. No entanto tenha em conta que até este momento só está disponível em inglês.

Atenção antes de atualizar

Antes de proceder à atualização há uma checklist importante a fazer.

Em primeiro lugar faça uma lista de todos os plugins instalados e verifique se são compatíveis com a versão 5.

Logo a seguir verifique se o tema que está a utilizar é compatível com a nova versão. Esta é uma das maiores verificações que pode fazer. É que caso contrário pode acabar por ficar com o seu site em baixo, e ninguém quer isso.

Vale a pena mudar já?

A minha opinião? Não faça já a atualização. Espere mais alguns dias, porque certamente que irão surgir correções. Para além disso, tem mais tempo para se preparar para a atualização.