Chegou o novo Nokia 8.1. Conheça tudo o que há de novo!

A HMD Global lançou o Nokia 8.1 no Dubai. Não é propriamente uma grande inovação comparativamente ao Nokia 8 ou ao Nokia 8 Sirocco e também não tem como principal objetivo concorrer com os flagships. Na prática este dispositivo enquadra-se no que esta empresa considera de um segmento premium acessível. É um gama média alta e sucede ao Nokia 7 Plus.

Design

O Nokia 8.1 tem um design semelhante a outros equipamentos deste fabricante, como o Nokia 5.1 Plus. No entanto, parece mais elegante. Os principais responsáveis são a boa combinação entre vidro e alumínio. Entretanto mantém os aspetos cromados do Nokia 7.1 Plus. Importa ainda destacar o sensor de impressões digitais na parte traseira.

Ecrã

Eis que chegamos a um dos aspetos fundamentais para muitos utilizadores. O Nokia 8.1 tem um ecrã FullHD+ de 6,18 polegadas com HDR10. Destaca-se ainda a proporção 18:7. Se preferem olhar para a resolução posso dizer que é de 2246 x 1080 pixéis.

Processador, memória e armazenamento

Esta aposta da Nokia vem com um chipset Snapdragon 710 da Qualcomm. Este processador é fabricado com um processo de 10nm.

Em primeiro lugar inclui dois núcleos Kryo 360 Cortex A75 que atingem os 2,2 GHz e seis núcleos Kryo 360 Cortex A55, que operam a 1,7 GHz. Ao processador octa-core junta-se uma placa gráfica Adreno 616 que promete uma renderização 35% melhor.

Comparativamente ao Snapdragon 660, o SD710 oferece um desempenho 25% superior. Além disso, foi desenvolvido para consumir menos energia enquanto aproveita os vídeos e jogos. Já os tempos de lançamento das aplicações foram melhorados em 15% comparativamente ao modelo anterior.

Entretanto, este chipset junta-se a 4 GB de RAM com 64 GB de armazenamento expansível. Ao nível de especificações importa ainda salientar a bateria de 3500mAh que segundo o fabricante dá para cerca de dois dias.

O Nokia 8.1 vem com suporte de áudio aptX da Qualcomm. Assim está garantido um som de qualidade sem fios.

Câmaras

Ao nível das câmaras o Nokia 8.1 possui um sensor primário de 12MP com abertura f/1.8 combinado com um sensor de profundidade de 13MP com Estabilização Ótica de Imagem (OIS).

Destaca-se ainda a presença da inteligência artificial para dar uma ajuda. Assim, permite, por exemplo, a detecção automática de cenas. Importa ainda salientar que pode capturar vídeo 4K a 30fps. Além da estabilização por hardware, há também a estabilização eletrónica de imagem que dá uma boa ajuda para que estes vídeos sejam capturados sem tremideiras.

Na parte frontal está uma câmara para selfies adaptativa de 20 MP.

Um smartphone Android One

Este dispositivo é um Android One. Isto significa que vão receber rapidamente as atualizações Android. Para além disso, têm acesso a dois anos de grandes atualizações ao nível do sistema operativo.

O Nokia 8.1 está disponível em três cores diferentes, Azul, Cobre e uma versão metalizada. O preço é de 399 Euros.