Embrulhar a chave do carro em alumínio? Mas porquê?

Na maioria dos casos não fazemos ideia. No entanto, muitas das coisas que temos na cozinha podem fazer a diferença no nosso dia-a-dia. É exatamente o que se passa com o papel de alumínio que de acordo com algumas notícias que circulam na Internet pode salvar o seu carro de roubo. Mas afinal será que isto é mesmo verdade ou são apenas artigos com o objetivo de se ganhar alguns cliques? É exatamente isso que vamos explicar sobre embrulhar a chave do carro em alumínio!

Embrulhar a chave do carro em alumínio? Mas porquê?

Foi em meados do verão do ano passado que rebentaram as primeiras notícias que davam conta deste grande facto. Tudo para que se mantivesse os sinais eletrónicos longe dos criminosos. Mas será que é mesmo assim?

papel de alumínio, chave do carro alumínio

A resposta curta

Em primeiro lugar a resposta curta é sim. De facto, embrulhar as chaves do seu carro em papel de alumínio ou colocá-lo num recipiente de metal ou numa bolsa especial pode evitar que as comunicações com o veículo caiam nas mãos erradas. No entanto estes métodos não são infalíveis. Tudo porque temos sempre de remover a chave da proteção para abrirmos ou arrancarmos com o carro. Além disso, embora os incidentes registados deste tipo de crime estejam a aumentar, a probabilidade de acontecerem é relativamente baixa.

Como funcionam os porta-chaves eletrónicos

Como sabe os dispositivos eletrónicos ligados aos porta-chaves contêm botões para trancar e destrancar o veículo. Eles também têm frequentemente um botão vermelho para tocar a buzina ou alarme, referido por vezes como um botão de “pânico”. Alguns sistemas de controlo mais modernos podem até ligar a ignição do seu carro de longe.

Ora eles utilizam ondas de rádio para comunicar com um leitor nos trincos das portas que estão programadas para abrir”. Isto graças a um sistema conhecido como identificação por radiofrequência (RFID), que funciona como um código de barras eletrónico para fins de identificação”.

A ideia de envolver o porta-chaves e a chave em papel de alumínio pode soar um pouco estranha e levar. No entanto a verdade é que em alguns veículos onde experimentámos percebemos que o papel de alumínio realmente contém o sinal de comunicação com o seu carro. Isto mesmo quando está posicionado a centímetros do veículo. No entanto, num deles, foi possível abrir o veículo a cerca de dois metros.

O roubo do sinal

Isto é especialmente importante para aqueles veículos em que não é necessária chave para ligar a ignição. Ou seja, basta ter-se o comando por perto. Dito isto os criminosos podem explorar estes sistemas e abrir-se e ligar-se um veículo em segundos.

O ataque propriamente dito pode começar quando está a trancar o seu carro. De facto, ao trancar o seu veículo os criminosos podem intercetar e bloquear o sinal enviado pela chave para o veículo, deixando-o destrancado. O criminoso pode então facilmente roubar o conteúdo dentro do veículo, ou o próprio veículo.

Isto aparentemente envolve principalmente o roubo de bens pessoais dentro do veículo e não tanto o roubo do carro em si.

Então em que ficamos?

É verdade que estes ataques existem e podem levar ao roubo de veículos. Isto porque é possível abrir o carro ou até ligá-lo. Para além disso o papel de alumínio é eficaz na maioria dos automóveis. No entanto, pelas condicionantes que estes ataques envolvem eles são tão raros que para já não temos de nos preocupar com eles.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados