O ChatGPT revelou recentemente a sua nova ferramenta de geração de imagens, impulsionada pelo GPT-4o, que está a fazer um grande sucesso online. As redes sociais inundaram-se com retratos de utilizadores recriados no icónico estilo Studio Ghibli no ChatGPT. Inicialmente, esta ferramenta estava disponível apenas para assinantes do Plus, mas isso mudou hoje.
ChatGPT: já pode fazer grátis as imagens do Studio Ghibli
E não, isto não é uma piada de 1 de Abril. A ferramenta realmente funciona. A partir de hoje, a poderosa ferramenta de geração de imagens do ChatGPT, baseada no GPT-4o, está disponível para todos os utilizadores, incluindo aqueles que estão no plano gratuito.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, fez o anúncio no X (anteriormente Twitter), mencionando que a imensa popularidade da ferramenta estava a “derreter” as GPUs da empresa devido à alta procura.
Embora ainda não se saiba ao certo quantas imagens podem ser geradas com a ferramenta, Altman havia anteriormente afirmado que os utilizadores do plano gratuito teriam um limite de três gerações por dia.
Quando testámos a ferramenta numa conta gratuita do ChatGPT, foi possível gerar apenas uma imagem no estilo Studio Ghibli. Depois disso apareceu a seguinte mensagem na plataforma:
“É necessário o GPT-4o para continuar este chat porque há um anexo. O seu limite redifine-se após as 08:15.”
Após gerar uma imagem usando a nova ferramenta, não foi possível criar mais imagens até que o limite fosse renovado. O ChatGPT referiu depois que se quiséssemos continuar a gerar imagens teríamos de fazer um upgrade para o ChatGPT Plus ou esperar que o limite se reiniciasse. Claro que no ChatGPT Plus que nós temos não há estes limites.
Entretanto sem o GPT-4o, as respostas recorrem ao modelo gratuito GPT-4o mini, que não suporta anexos. Agora que já sabe que pode criar estas imagens de forma grátis visite o ChatGPT. Depois peça-lhe para criar uma imagem baseada no Studio Ghibli com a foto que enviar.
Entretanto atenção que leva o seu tempo por isso pode ter de esperar um pouco.