ChatGPT pode ser o grande substituto do assistente da Google?

O Assistente da Google assume o papel de ser a aplicação de assistência predefinida nos smartphones Android. No entanto, a plataforma há muito que suporta a utilização de outras aplicações para essa funcionalidade. Agora, à medida que os LLMs assumem o controlo, a aplicação ChatGPT parece estar a trabalhar para ser o grande substituto do assistente da Google.

ChatGPT pode ser o grande substituto do assistente da Google?

As aplicações de assistente de terceiros no Android não são novidade. No passado, vimos a Microsoft oferecer isso com a Cortana, e a Amazon ainda disponibiliza esta capacidade com a Alexa também. Quando uma app é definida como a assistente por defeito, pode substituir o assistente da Google nos gestos de pressão longa para o botão home ou liga / desliga, bem como o gesto de deslizar ao usar a navegação por gestos do Android. Em breve, parece que o ChatGPT vai adotar essa mesma funcionalidade.

Como ver todos os comandos que deu ao Assistente Google

Uma nova alteração na versão mais recente da app ChatGPT identificada pelo site Android Authority revela mesmo isto. É muito semelhante ao que se passa com o assistente Google, mas a funcionalidade não está atualmente ativada por defeito e também não está totalmente funcional.

Outras partes do código na aplicação apontam para o facto do ChatGPT poder ser uma aplicação assistente predefinida. No entanto está tudo inacabado. Algumas dessas partes incluem um ficheiro XML com o título “assistant_interaction_service” e uma tag com o nome “supportsAssist”. Mas, nesta altura, ainda falta muito trabalho para colocar tudo isto a funcionar.

Não se sabe quando é que tudo isto estará disponível ou se será gratuito. A OpenAI permite funcionalidades adicionais no ChatGPT com uma subscrição Plus, e outro código na aplicação sugere o suporte para um mosaico de Definições Rápidas para o ChatGPT que, aparentemente, estaria bloqueado para a subscrição Plus. Mas ainda é muito cedo para saber, por isso vamos ter de esperar para ver.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.