O Assistente da Google assume o papel de ser a aplicação de assistência predefinida nos smartphones Android. No entanto, a plataforma há muito que suporta a utilização de outras aplicações para essa funcionalidade. Agora, à medida que os LLMs assumem o controlo, a aplicação ChatGPT parece estar a trabalhar para ser o grande substituto do assistente da Google.
ChatGPT pode ser o grande substituto do assistente da Google?
As aplicações de assistente de terceiros no Android não são novidade. No passado, vimos a Microsoft oferecer isso com a Cortana, e a Amazon ainda disponibiliza esta capacidade com a Alexa também. Quando uma app é definida como a assistente por defeito, pode substituir o assistente da Google nos gestos de pressão longa para o botão home ou liga / desliga, bem como o gesto de deslizar ao usar a navegação por gestos do Android. Em breve, parece que o ChatGPT vai adotar essa mesma funcionalidade.
Uma nova alteração na versão mais recente da app ChatGPT identificada pelo site Android Authority revela mesmo isto. É muito semelhante ao que se passa com o assistente Google, mas a funcionalidade não está atualmente ativada por defeito e também não está totalmente funcional.
Outras partes do código na aplicação apontam para o facto do ChatGPT poder ser uma aplicação assistente predefinida. No entanto está tudo inacabado. Algumas dessas partes incluem um ficheiro XML com o título “assistant_interaction_service” e uma tag com o nome “supportsAssist”. Mas, nesta altura, ainda falta muito trabalho para colocar tudo isto a funcionar.
Não se sabe quando é que tudo isto estará disponível ou se será gratuito. A OpenAI permite funcionalidades adicionais no ChatGPT com uma subscrição Plus, e outro código na aplicação sugere o suporte para um mosaico de Definições Rápidas para o ChatGPT que, aparentemente, estaria bloqueado para a subscrição Plus. Mas ainda é muito cedo para saber, por isso vamos ter de esperar para ver.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!