É possível juntar os assistentes Amazon Alexa e Google Home?

Muitos de nós utilizam apenas um assistente inteligente, pois assumimos que essa é a melhor e mais conveniente forma de fazer as coisas. Além disso, será que é possível utilizar duas marcas de assistentes inteligentes em simultâneo? Mais especificamente, é possível juntar o Amazon Alexa e o Google Home numa casa?

É possível juntar os assistentes Amazon Alexa e Google Home?

Esta é uma questão que costuma surgir recorrentemente. Isto porque algumas pessoas já têm dispositivos da Google em casa e acabam por se virar para a Alexa e vice-versa. Mas antes de olharmos para a questão da compatibilidade ou não há algumas coisas que importa saber.

A primeira pergunta a fazer aqui é: vale a pena usar o Amazon Alexa e o Google Home juntos?

Antes de entrarmos neste assunto, é importante notar que os dispositivos de altifalantes inteligentes da Amazon se chamam Echo, mas o software de assistente inteligente que os alimenta chama-se Alexa. Utilizaremos os dois termos aqui, uma vez que são frequentemente utilizados de forma intercambiável. O mesmo se aplica ao Google Home, um software de assistente inteligente, e ao Google Nest, a gama de altifalantes inteligentes da empresa.

A resposta à pergunta anterior depende do seu estilo de vida e das suas preferências. Se gosta de certas funcionalidades do Echo, mas também gosta do que é oferecido pelo seu Google Nest, pode querer aproveitar o melhor dos dois mundos. Talvez goste de ouvir a Amazon Music e de obter boletins meteorológicos através da Alexa, mas acha que o Google Home funciona melhor quando controla os seus outros dispositivos domésticos inteligentes.

Como a Alexa é compatível com mais dispositivos inteligentes do que o Google Home, pode preferir este último, mas precisa do primeiro para suportar todos os seus dispositivos domésticos inteligentes. Em alternativa, pode já ter um altifalante Amazon Echo e um Google Home e querer tirar o máximo partido de cada um. Afinal, não quer que um altifalante pelo qual pagou dinheiro fique a ganhar pó quando poderia estar a ajudá-lo no seu dia a dia.

Windows

Seja qual for o motivo, usar Alexa e Google juntos pode ser útil. Mas o Google Nest funciona com o Alexa?

Não existe apenas uma maneira de usar os assistentes do Google Home e do Amazon Alexa lado a lado.

Aplicações de terceiros

Mas para usar o Google Home e o Alexa juntos, é útil vincular cada dispositivo a um hub de casa inteligente de terceiros.

Veja o SmartThings da Samsung, por exemplo. Este é um hub doméstico inteligente que permite controlar toda a sua tecnologia inteligente a partir de um só lugar. Pode utilizar a aplicação SmartThings no seu computador ou smartphone para ver todos os seus dispositivos inteligentes, ligar uns aos outros, fazer alterações e muito mais.

A utilização da aplicação SmartThings é totalmente gratuita e os dispositivos Google Nest e Alexa são suportados. Basta adicionar os dispositivos dos assistentes inteligentes Google e Alexa que pretende utilizar à aplicação SmartThings e pode controlar ambos a partir daí.

Existem outras aplicações que pode utilizar para vincular o Google Home e o Alexa, como o Yeti e Home Assistant.

Mas e quanto a uma ligação direta? É possível ligar o Amazon Alexa e o Google Home sem uma aplicação de terceiros?

Google Home:, coluna assistente google

Se deseja ligar a Alexa e o Google Home diretamente, vá para a seção Dispositivos da aplicaçao Alexa. Em seguida, selecione Adicionar dispositivo (+). Em seguida, terá de selecionar o tipo de dispositivo que está a adicionar.

Certifique-se de que o Bluetooth do seu dispositivo Google Home está ativo para que possa ser identificado pela app Alexa.

Ao encontrar o dispositivo do Google que deseja emparelhar com o Alexa, clique nele para iniciar a ligação. Se não houver problemas técnicos, já tudo estará ligado.

Deve limitar-se a um assistente de voz?

Se atualmente utiliza apenas um tipo de assistente de voz e está perfeitamente satisfeito com o que obtém, provavelmente não há necessidade de complicar as coisas adicionando um assistente separado à sua casa inteligente.

ao Assistente da Google

No entanto, nenhum assistente inteligente é perfeito, pelo que é mais do que compreensível se preferir algumas funcionalidades num e outras noutro. Por vezes, o Google Home fica lento, mas a Alexa é bastante rápida. O Google Home oferece vários modos de voz, enquanto a Alexa oferece uma voz feminina.

Quaisquer que sejam as especificidades, se você quiser usar seus assistentes Amazon Alexa e Google Home juntos, não há nada de errado em fazer isso. Certifique-se apenas de que não se sobrecarrega com uma lista enorme de assistentes inteligentes diferentes, pois isso pode facilmente tornar-se demasiado complicado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.