Os carros sem condutor foram outrora apontados como a salvação dos meios de transporte e garantia de uma condução segura. No entanto, a realidade é que os atuais veículos automatizados estão a causar problemas reais em algumas cidades, como é o caso de São Francisco.
Carros sem condutor causam o caos em algumas cidades!
Uma reportagem da NBC News no YouTube fala sobre como os carros sem condutor da GM e da Waymo, que obtiveram autorização para oferecer serviços de táxi em São Francisco em 2022, são agora responsáveis por três chamadas por dia para o 112 na cidade. Os relatos referem que os carros podem ficar confusos e parar completamente se encontrarem obras ou sinais de veículos de emergência, levando a engarrafamentos.
Isto tem representado alguns problemas para os bombeiros e para os socorristas da cidade.
Um chefe dos bombeiros diz que vê pelo menos um incidente por dia com veículos sem condutor. Outros relatórios apresentados incluem veículos autónomos que se dirigem para locais de incêndio ativos e atropelam mangueiras. Assim relatam também que os bombeiros tiveram de partir as janelas de um destes carros para o parar. A propósito disto a chefe dos bombeiros entrevistada afirmou que não acredita que estes carros estejam “prontos para estarem realmente ativos”.
Entretanto o Departamento de Transportes local não tem muito poder sobre a Google ou a GM para controlar estes veículos, graças a regras especiais feitas a nível estatal que não permitem que a cidade de São Francisco regule os veículos sem condutor.
A NBC não conseguiu que a GM comentasse estes problemas com os seus veículos Cruise. Por outro lado o diretor de segurança da Waymo, Mauricio Pena, foi entrevistado e afirma que há “eventos muito pouco frequentes”. Para além disso afirma também que vão aumentar o número de carros Waymo nas ruas de São Francisco em 10 vezes. Entretanto quem não ficou muito contente com isto foi o responsável de transportes da cidade. Ele afirma que, se a Waymo for adiante com seu plano, “isso terá um impacto dramático no congestionamento. De facto, vai resultar em atrasos significativos no sistema de trânsito e no tempo de resposta dos veículos de emergência”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!